Politica

Bolsonaro associa queimadas na Amazônia a bloqueio de verbas para ONGs

Representantes dessas instituições poderiam estar promovendo os crimes para ''chamar a atenção'' contra o governo

Rodolfo Costa
postado em 21/08/2019 11:35
Bolsonaro faz associação que ONGs podem estar envolvidos nas queimadas da  AmazôniaO presidente Jair Bolsonaro demonstrou sensibilidade com o aumento das queimadas na região amazônica, mas, sem apresentar provas, e com discursos baseados em ilações, leituras próprias, sugeriu que o aumento dos focos de incêndios possam estar atrelados ao bloqueio de recursos imposto pelo governo federal para Organizações Não Governamentais (ONGs). Representantes dessas instituições poderiam estar promovendo os crimes para ;chamar a atenção; contra o governo.

A teoria inventada por Bolsonaro foi dita em duas ocasiões nesta quarta-feira (21/8). A primeira declaração foi dita na saída do Palácio da Alvorada, e a segunda, durante pronunciamento no Congresso Aço Brasil. ;A questão da queimada, no meu entender, pode ter sido potencializada por ONGs, pois perderam dinheiro;, declarou aos empresários no evento, realizado em Brasília.

Mais cedo, ele destrinchou melhor a teoria, deixando claro que trata-se de uma análise própria. ;Não to afirmando. Temos que combater o crime, depois a gente vê o possível responsável pelo crime. Mas, no meu entender, há interesse dessas ONGs que representam interesses de fora do Brasil;, criticou. Para Bolsonaro, há uma ;guerra da informação; em curso no país, da qual ele acredita que essas organizações estão vencendo, por supostamente transmitirem a imagem de que o governo é o ;vilão;. ;É isso que o tempo todo tento alertar o povo;, disse.

[SAIBAMAIS];Pode estar havendo -- pode, não estou afirmando -- ação criminosa desses ;ongueiros; para, diretamente, chamar a atenção contra minha pessoa, contra o governo do Brasil. Vamos fazer o possível e impossível para conter esses incêndios criminosos;, declarou. O governo, garantiu Bolsonaro, é sensível à pauta. ;O governo não está insensível para isso. O Ibama está agindo, mas pode imaginar o tamanho da Amazônia;, destacou.

O presidente informou que o governo está, desde terça-feira (20), conversando com os ministérios da Defesa, do Meio Ambiente e da Justiça para poder ajudar a combater as queimadas. ;A Justiça pode mandar, acredite, 40 homens da Força Nacional para lá. É uma gota d;água no oceano. As Forças Armadas podemos e devemos, a partir de amanhã, enviar unidades ali da região porque não tem como deslocar daqui (Brasília) para lá (Amazônia), pois vai faltar comida a partir de setembro;, explicou.

Filmagens e governos

As ONGs estariam promovendo uma retaliação ao bloqueio de 40% de verbas que eram repassados a ONGs. ;Não tem mais, acabamos também o repasse de ONGs e órgãos públicos de modo que esse pessoal está sentindo falta do dinheiro;, comentou. As próprias organizações, pelo que deu a entender Bolsonaro, estariam filmando as queimadas. ;Parece que foi tocando em alguns lugares estratégicos imagens da Amazônia toda. Como pode? Nem vocês (da imprensa) teriam condições de, em todo lugar, estar tocando fogo para filmar e mandar para fora. Pelo que tudo indica, mandaram o pessoal para filmar e tacar fogo. Esse é o meu sentimento. Agora, devemos combater o crime e, depois, buscar os criminosos;, ponderou.

Sobrou até mesmo para os governadores da região Norte. Para Bolsonaro, alguns são coniventes diante do atual quadro de incêndios. ;Tem governador, que não quero citar o nome, que está conivente com o que está acontecendo e bota culpa no governo (federal). Tem estados aí na região Norte, que não quero citar, que o governador não está movendo uma palha para ajudar a combater incêndios, pois está gostando disso aí. Não quero criticar (nominalmente), pois depois o governador vem com contra-golpe pra cima de mim, mas isso é uma realidade;, criticou. ;Pergunte o que os governos estaduais estão fazendo. Liguem para a assessoria de imprensa deles. Tem governo estadual que não fez nada. Mas pode fazer;, acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação