Politica

Manifestação de auditores pelo Brasil

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 22/08/2019 04:04
Profissionais protestaram contra o que consideram ingerência política

Auditores da Receita fizeram, ontem, o Dia do Luto, em todos os estados, contra o que consideram pressão política no órgão. Em Brasília, mais de 50 profissionais se concentraram em frente à sede do Fisco, no Bloco P. Depois, seguiram para o Senado, onde entregaram uma carta ao presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), listando o que classificam como ataques à Receita.

Como exemplo, eles citam o fato de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter determinado o afastamento de dois auditores e a suspensão de fiscalizações de 133 processos contra agentes públicos, incluindo familiares de magistrados da Corte. Além disso, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas determinou que a Receita entregue a lista com nomes e matrícula de auditores que fiscalizaram autoridades nos últimos cinco anos.

De acordo com Kleber Cabral, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), ;é a primeira vez na história que o Fisco passa por uma situação tão complicada;. As interferências, inclusive, ultrapassam as atribuições dos órgãos, disse ele. ;Não é comum o TCU discutir temas que não são da sua alçada, principalmente exigindo nome e número de matrícula de auditores;, destacou.

Cabral acusou agentes públicos de se blindarem usando o poder que desfrutam em razão dos cargos. Segundo disse, eles tentam criar uma categoria de ;contribuintes vips; no país. ;Ninguém está acima da Lei;, ressaltou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação