Politica

G7 concorda em ajudar os países atingidos pelas queimadas na Amazônia

Em segundo dia do G7, clima é de conciliação. Angela Merkel diz a presidente francês que vai telefonar para o brasileiro. Em outro gesto de cooperação, Israel anuncia envio de aeronave e Papa pede oração  

Jorge Vasconcellos
postado em 26/08/2019 06:00
Bolsonaro divulga vídeo de conversa entre Merkel, Macron e o premiê britânico, Boris Johnson, que releva disposição de aproximação
Líderes das maiores potências mundiais, reunidos no encontro do G7 em Biarritz, na França, concordaram em ajudar os países atingidos pelas queimadas na Amazônia, anunciou ontem o presidente Emmanuel Macron, anfitrião do evento. Ele ressaltou a necessidade de recuperação das áreas afetadas, ;respeitando a soberania; e na busca do reflorestamento. ;Há uma convergência real para dizer que todos concordamos em ajudar os países afetados por esses incêndios o mais rápido possível;, disse o francês, autor da proposta de inclusão da Amazônia na pauta do G7, ao lado de assuntos comerciais e de segurança. A reunião termina hoje.

Macron afirmou também que ;há contatos; sendo feitos pela França ;com todos os países da Amazônia;, para disponibilizar ;meios técnicos e financeiros;. Consultadas, as assessorias do Palácio do Planalto e do Ministério das Relações Exteriores informaram que não houve contato europeu para oferecer ajuda ao país.

Pelo Twitter, o presidente Jair Bolsonaro anunciou apoio de Israel. ;Em contato telefônico com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, este reconhece os esforços do Brasil no combate aos focos de incêndio na Amazônia. Aceitamos o envio, por parte de Israel, de aeronave com apoio especializado para colaborar conosco nessa operação;, escreveu.

;Somos uma das maiores democracias do mundo, comprometidos com a proteção ambiental e respeitamos a soberania de cada país. Meu muito obrigado a dezenas de chefes de estado que me ouviram e nos ajudaram a superar uma crise que só interessava aos que querem enfraquecer o Brasil!”, diz o presidente, em outro post.

Bolsonaro também compartilhou um vídeo com imagens registradas no sábado (24) pelo canal oficial da cúpula do G7, em Biarritz. A gravação mostra seu nome sendo citado pela chanceler alemã, Angela Merkel, em diálogo com outros líderes mundiais. ;Eu anunciei que vou ligar para ele [Bolsonaro] na próxima semana para que não fique com a impressão de que estamos trabalhando contra ele;, afirma Merkel, na cena gravada. ;É, eu acho importante;, responde o premiê britânico, Boris Johnson. Macron, então, questiona: ;Ligar para quem?; ;Bolsonaro;, responde Merkel. O francês parece surpreso e completa: ;Sim, sim, vou te dizer; Vamos ligar para ele. E nossos chefes de gabinete;;, diz, segundos antes de a imagem oficial ser cortada.

No texto que acompanha o vídeo, Bolsonaro diz: ;Desde o princípio, busquei o diálogo junto aos líderes do G7, bem como da Espanha e do Chile, que participam como convidados. O Brasil é um país que recupera sua credibilidade e faz comércio com praticamente o mundo todo;, publicou.

O papa Francisco pediu ontem um compromisso global para combater as queimadas na Amazônia, considerada por ele essencial para a saúde do planeta. ;Estamos todos preocupados com os grandes incêndios que ocorrem na Amazônia. Vamos orar para que, com o empenho de todos, possam ser controlados o mais breve possível. Esse pulmão florestal é vital para o nosso planeta;, disse ele a milhares de pessoas, na Praça de São Pedro, depois da tradicional oração do Angelus.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação