Politica

Moro: ''Bolsonaro tem compromisso com prevenção e combate à corrupção''

Ministro da Justiça e Segurança Pública ameniza polêmicas envolvendo o presidente da República

Augusto Fernandes
postado em 27/08/2019 17:22
Sérgio Moro durante seminário sobre combate à corrupçãoEm meio a uma tensão com o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, saiu em defesa do governo do pesselista nesta terça-feira (27/8), ao dizer que o país tem tido resultados positivos na prevenção e no combate à corrupção.

Ao participar nesta manhã de um seminário sobre corrupção na sede do próprio ministério, Moro destacou que "o presidente Jair Bolsonaro tem um compromisso com prevenção e combate à corrupção. Esse foi um dos temas centrais que me levaram a aceitar esse convite (para ser ministro), e eu creio que o governo tem avançado nessa área".

"Claro que às vezes há alguns reveses, mas nós temos avançado no enfrentamento da corrupção", reforçou.

No último fim de semana, Bolsonaro fez menção a Moro ao comentar a mensagem de um internauta nas redes sociais. Na publicação, um homem pedia ao presidente para ;cuidar; de Moro. "Jair Messias Bolsonaro, cuide bem do Ministro Moro, você sabe que votamos em um governo composto por você, ele e o Paulo Guedes", escreveu o seguidor do presidente.

Como resposta, o presidente minimizou o impacto do ex-juiz sob argumento de que ele não participou da campanha devido às atividades como magistrado. ;Com todo o respeito a ele, mas o mesmo não esteve comigo durante a campanha, até que, como juiz, não poderia;, justificou Bolsonaro.

Polícia Federal

Outro foco de atrito entre Bolsonaro e Moro aconteceu na semana passada, quando o presidente ameaçou demitir o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, após ele não concordar com interferências políticas para a indicação de superintendentes para a corporação.

;Agora há uma onda terrível sobre superintendência. Onze (superintendentes) foram trocados e ninguém falou nada. Sugiro o cara de um Estado para ir para lá (para o Rio de Janeiro), (dizem que) ;está interferindo;. Espera aí. Se eu não posso trocar o superintendente, eu vou trocar o diretor-geral. Não se discute isso aí. Se eu trocar (o diretor-geral da PF) hoje, qual o problema? Está na lei que eu que indico, e não o Sérgio Moro. E ponto final;, declarou Bolsonaro, à imprensa.

A PF é subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. No seminário desta terça, Moro elogiou Valeixo. Segundo o ministro, o diretor-geral da corporação ;tem feito um trabalho extraordinário no comando da Polícia Federal;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação