Politica

Bolsonaro afasta do cargo diretor-presidente da Ancine

De acordo com ato, pulicado em edição extra do DOU, decisão tem como base ordem da justiça

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 30/08/2019 20:58
De acordo com ato, pulicado em edição extra do DOU, decisão tem como base ordem da justiçaO presidente Jair Bolsonaro afastou do cargo o diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Christian de Castro Oliveira.

A justificativa para a decisão é o cumprimento de ordem judicial da 5; Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.
A ação investiga Christian por ter acessado o sistema da Ancine, em 2007, e repassado informações sigilosas para um sócio dele. Os investogados também são acusados de calúnia por terem repassado informações falsas sobre diretores.

Para o posto foi nomeado Alex Braga Muniz. Servidor da Ancine desde 2003, Alex é formado em direito. Em 2009, foi nomeado para o cargo de procurador-chefe da Procuradoria Federal junto à Ancine e já exercia o cargo de diretor substituto.

O mandato de Christian chegaria ao fim em 2021. Ele é fundador com o seu irmão, o roteirista e diretor Erik de Castro, da BSB Cinema Produções. Na empresa, produziu como Senta a Pua!, A Cobra Fumou e Federal.

Pelo mesmo motivo foram afastados do cargo mais quatro servidores, Magno de Aguiar Maranhão Junior, Juliano Cesar Alves Vianna, Marcos Tavolari e Ricardo César Pecorari. A portaria foi assinada pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra.

O decreto e portaria foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (30/8).

Polêmicas na Ancine


Entre as diversas produções que seriam feitas estava a de temas LGBT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação