Politica

Antes do hospital, KC-390 e queimadas

postado em 02/09/2019 04:04
Antes de se internar no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para a quarta cirurgia, o presidente Jair Bolsonaro quer acompanhar de perto as operações contra as queimadas e participará da entrega do avião cargueiro KC-390, na base aérea de Anápolis (GO). A visita à Amazônia será na véspera do encontro de cúpula dos países da Amazônia. A cidade será definida em reunião ainda hoje, no Planalto.

A ida de Bolsonaro a uma área onde o governo atua no combate ao fogo vem no sentido de mostrar ao mundo que a autoridade máxima do país não está alheia aos problemas ambientais. Em conversas reservadas, autoridades do próprio governo dizem que os primeiros movimentos em relação ao fogo na Amazônia por parte do Executivo foram desastrosos. Especialmente, por falta de informação qualificada e declarações desencontradas. Agora, é hora de tentar apresentar que o discurso e as ações estão nos trilhos.

A visita de Bolsonaro à Amazônia também servirá de contraponto à Câmara dos Deputados, que, desde o início da crise, atua no sentido de focar no problema das queimadas e não em apontar culpados, como o governo fez num primeiro momento. Na quarta-feira, pela manhã, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), transformará o plenário da Casa em comissão geral para debater medidas de preservação e proteção da Amazônia.

Enquanto a Câmara estiver em debate, o presidente estará em Anápolis para a entrega do cargueiro KC-390. A aeronave da Embraer substituirá o Hércules-130 da Força Aérea. Bolsonaro quer aproveitar para marcar esse evento como uma prova da valorização das Forças Armadas, tão citadas em sua campanha eleitoral no ano passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação