Politica

Bolsonaro não descarta demitir secretário de Guedes e presidente da ABDI

Visivelmente incomodado com as suspeitas e acusações expostas à imprensa, Bolsonaro afirmou que tomará as medidas cabíveis para o caso

Rodolfo Costa
postado em 02/09/2019 13:49
Bolsonaro afirmou que tomará as medidas cabíveis para o casoO presidente Jair Bolsonaro assumiu pessoalmente as rédeas sobre a polêmica envolvendo o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do ministério da Economia, Carlos da Costa, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Luiz Augusto de Souza Ferreira -- mais conhecido como Guto -- que o acusa de receber ;pedidos não republicanos; na autarquia. A possibilidade de os dois serem demitidos não está descartada.

Visivelmente incomodado com as suspeitas e acusações expostas à imprensa, Bolsonaro afirmou que tomará as medidas cabíveis para o caso. ;Olha, eu tomei conhecimento e estou louco para saber. Já falei, entrei em contato com o Paulo Guedes (ministro da Economia) e quero saber que pedido é esse. Um dos dois (Carlos ou Guto), no mínimo, né, vai perder a cabeça. Um dos dois, tá certo. Não pode ter uma acusação dessas. Vão dizer que ele ficou lá pois tem uma bomba embaixo do braço? Não é esse o meu governo. Já determinei para apurar. Um dos dois ou os dois perderão a cabeça, tá ok?;, declarou.

O impasse entre Guto e Carlos se arrasta há alguns dias. O secretário chegou ao ponto de demiti-lo, alegando que ele não estaria entregando ;resultados planejados;, informa a revista Veja. O presidente da ABDI não aceitou a decisão e frisou, em entrevista à publicação, que sairia apenas por ordem de Bolsonaro. ;Não tenho a menor dúvida que o motivo da discussão da minha saída é o ódio do secretário Carlos da Costa porque não atendi aos pedidos não republicanos dele;, acusou Guto.

O presidente da ABDI não informou quais pedidos ;não republicanos; seriam, mas frisou, ao longo da entrevista, que ;tem potencial de estrago bem grande;. ;O secretário Carlos da Costa me fez pedidos não republicanos e recusei. Ponto. Não posso abrir agora. Liga para ele e pergunta. Fala assim: ;Eu gostaria de saber se você fez algum pedido não republicano para o presidente da Abdi;. Por mais que eu tenha uma vontade enorme de falar, não posso voltar atrás na palavra que dei neste momento;, acusou.

Defesas

Em nota, Carlos da Costa refuta ;terminantemente; ter feito ;qualquer pedido não republicano;. E reitera que sua atuação sempre seguiu ;explicitamente as normas aplicáveis à Administração Pública Federal e aos princípios da ética e da integridade;. ;Todas as solicitações feitas pelo secretário foram literal e rigorosamente pautadas pelos princípios de economicidade, legalidade e legítimo interesse público. Nesse sentido, o secretário determinou que o atendimento das solicitações só poderia ser feito após a manifestação favorável das áreas jurídicas competentes;, informou a assessoria de imprensa.

[SAIBAMAIS]Diante do exposto, Carlos da Costa comunicou que está tomando as providências judiciais para interpelar Guto sobre as ;denúncias infundadas;. Procurado, o presidente da ABDI informou, por meio da assessoria, que não vai comentar as declarações do presidente Jair Bolsonaro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação