Politica

Reunião de chefes de Estado sobre a Amazônia será por videoconferência

Após viagem à Colômbia ser cancelada, Bolsonaro disse que resta saber apenas o horário e insinuou que poderia convidar a imprensa a acompanhar a reunião

Rodolfo Costa
postado em 03/09/2019 12:58
Amazônia
O presidente Jair Bolsonaro cancelou uma viagem que faria na sexta-feira (6/9), a Letícia, na Colômbia. A cidade sediaria uma reunião com chefes de Estado da América do Sul para tratar sobre a Amazônia, tendo como foco central sobre os países fronteiriços na região amazônica, exceto a Venezuela. O diálogo com os demais presidentes está mantida, mas por videoconferência, não mais presencialmente. Ele permanecerá no Brasil, onde receberá o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em duas ocasiões, sendo uma delas um evento da Medida Provisória (MP) da Liberdade Estudantil, que institui a carteira digital de estudantes.

A decisão em não viajar, no entanto, não foi tomada por ele. Pelo que sinalizou, foi uma resolução conjunta. ;A decisão, a última que tive ontem, é que eles (chefes de Estado) querem fazer por teleconferência. O (vice-presidente Hamilton) Mourão estava pronto para ir para lá também, e acharam que é melhor por videoconferência;, explicou Bolsonaro.

Mantida a reunião por videoconferência, Bolsonaro disse que resta saber apenas o horário e insinuou que poderia convidar a imprensa a acompanhar a reunião. ;Acho até que, se quiserem comparecer na minha sala, sem problema nenhum;, destacou. Além da conversa com os presidentes dos demais países, o presidente conversará com o ministro da Educação em duas ocasiões.

O presidente anunciou que acompanhará Weintraub em dois eventos. Um deles será o do lançamento da carteira digital, a MP da liberdade estudantil. ;Vamos facilitar a vida dos estudantes. Não vão ter mais que pagar para a UNE (União Nacional dos Estudantes), pois quem manda lá é o PCdoB. Vai faltar dinheiro para o PCdoB, hein;, comentou. A emissão de carteiras estudantis é uma das principais fontes de arrecadação da entidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação