postado em 06/09/2019 04:04
O ministro da Economia, Paulo Guedes, contribuiu ontem para manter a tensão diplomática entre os governos do Brasil e da França. Ao comentar declarações do presidente Jair Bolsonaro dirigidas à primeira-dama francesa, Brigitte Macron, pelas redes sociais, o ministro afirmou que ;o presidente falou e é verdade, a mulher é feia mesmo;.
A afirmação foi feita durante palestra a empresários, em Fortaleza. No evento, Guedes criticou a imprensa, que, segundo ele, prefere noticiar atos polêmicos do presidente em vez dos avanços alcançados pelo governo. ;A preocupação é a seguinte: ;xingaram a (Michele) Bachelet, xingaram a mulher do (Emmanuel) Macron, chamaram a mulher do Macron de feia;. O Macron falou que estão botando fogo na floresta brasileira e o presidente devolveu;, disse. ;Tudo bem, é divertido. Não tem problema nenhum. É tudo normal e verdade. O presidente falou e é verdade, a mulher é feia mesmo;, completou, provocando risos na plateia.
Em 24 de agosto, Bolsonaro endossou em uma rede social um comentário ofensivo contra a primeira-dama francesa. Um seguidor postou na página do presidente fotos de Brigitte Macron e da primeira-dama brasileira, Michele Bolsonaro, e afirmou: ;É inveja. Entende agora por que Macron persegue Bolsonaro?;. O post provocou comentário de Bolsonaro: ;Não humilha, cara. Kkkkkkk;.
As declarações de Bolsonaro levaram brasileiros, muitos deles residentes na França, a manifestarem solidariedade a Brigitte Macron. Na semana passada, durante cerimônia pública, ela agradeceu, em português, o apoio dos brasileiros.
À noite, a assessoria do ministro da Economia divulgou nota em que ele pede desculpas pelos comentários: ;O ministro da Economia, Paulo Guedes, pede desculpas pela brincadeira feita hoje em evento público em Fortaleza (CE), quando mencionou a primeira-dama francesa, Brigitte Macron. A intenção do ministro foi ilustrar que questões relevantes e urgentes para o país não têm o espaço que deveriam no debate público. Não houve qualquer intenção de proferir ofensas pessoais;.