Politica

Polícia Federal prende no Rio ex-deputado federal Índio da Costa

Índio da Costa, que também foi ex-candidato a vice-presidente, foi detido em uma operação que apura fraudes nos Correios. Há outros oito detidos

Renato Souza
postado em 06/09/2019 12:31
Índio da CostaEm uma ação deflagrada para desarticular uma organização criminosa que atuava junto à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a Polícia Federal prendeu o ex-deputado Índio da Costa. Ele foi preso no Rio de Janeiro, com outras oito pessoas.
Índio foi levado para a Superintendência da Polícia Federal no estado. Além de parlamentar, ele foi candidato a prefeito do Rio e concorreu a vice-presidente na chapa encabeçada por José Serra (PSDB-SP) nas eleições de 2010. O ex-deputado já passou por partidos como PTB, DEM e PSD.

A Operação Postal Off teve início em novembro de 2018, em Santa Catarina, e identificou a participação ativa de funcionários dos Correios em um esquema que fazia com que "grandes cargas postais de seus clientes fossem distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento muito inferior ao devido", segundo os investigadores.

Prejuízo de R$ 13 milhões, segundo a PF

"Dados preliminares indicam um prejuízo ao erário no montante de 13 milhões de reais, apenas no que se refere às postagens ilícitas já identificadas, não computado o prejuízo diário que estava sendo causado pelo grupo investigado", afirma nota da PF.

Cerca de 110 policiais federais foram destacados para cumprir nove mandados de prisão preventiva e 19 mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro e dois mandados de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação