Politica

Ex-deputado Índio da Costa é preso

postado em 07/09/2019 04:04
Numa ação deflagrada para desarticular uma organização criminosa que atuava na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a Polícia Federal prendeu o ex-deputado Índio da Costa. Ele foi detido no Rio de Janeiro, com outras oito pessoas. O ex-parlamentar foi levado para a Superintendência da PF no estado. Além de deputado, Índio da Costa relatou o projeto que deu origem à Lei da Ficha Limpa e foi candidato a vice-presidente de José Serra nas eleições de 2010.

Índio da Costa também integrou PTB, DEM e PSD. A Operação Postal Off, que resultou na prisão do ex-parlamentar, teve início em novembro de 2018, em Santa Catarina, e identificou a participação ativa de funcionários dos Correios num esquema que fazia com que ;grandes cargas postais de seus clientes fossem distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento muito inferior ao devido;.

De acordo com a PF, ;dados preliminares indicam um prejuízo ao Erário no montante de R$ 13 milhões, apenas no que se refere às postagens ilícitas já identificadas, não computado o prejuízo diário que estava sendo causado pelo grupo investigado;.

As apurações apontaram que os acusados procuravam grandes clientes dos Correios e os convenciam a romper contratos com a estatal e contratar os serviços postais via empresas que integravam o esquema. Cerca de 110 policiais federais cumpriram 12 mandados de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais. (RS)

R$ 13
milhões

Prejuízo causado pelo esquema apenas no que se refere às postagens ilícitas identificadas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação