Politica

Bolsonaro tem quadro estável após cirurgia

Presidente poderá voltar a Brasília em até 10 dias, segundo os médicos. Operação para corrigir hérnia incisional durou cinco horas, bem mais do que o previsto, mas não houve complicações. Por cinco dias, presidência será exercida pelo vice, Hamilton Mourão

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 09/09/2019 04:03
O presidente, com o filho Flávio Bolsonaro, no quarto do hospital: quatro intervenções desde a facada na campanha

O presidente Jair Bolsonaro deve receber alta da cirurgia a que foi submetido, ontem, em São Paulo, em cinco ou seis dias, mas só poderá voltar a Brasília, se não houver complicações, entre o sétimo e o décimo dia de recuperação. A previsão é do cirurgião Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo, que liderou a equipe que realizou o procedimento para correção de uma hérnia incisional, no Hospital Vila Nova Star. Segundo ele, Bolsonaro passa bem e apresenta quadro estável.

;A cirurgia transcorreu muito tranquila, não houve nenhuma sutura intestinal, não houve sangramento;, disse Macedo, em entrevista coletiva na tarde de ontem. De acordo com boletim médico, o procedimento durou cerca de cinco horas, mais que a previsão inicial de duas a três horas ; começou às 7h35 e terminou às 12h40. Pelo quadro positivo, segundo os médicos, hoje, o paciente já deve dar os primeiros passos pelo quarto. Foi a quarta intervenção cirúrgica do presidente após receber uma facada, em setembro do ano passado, durante a campanha eleitoral.

Da sala de cirurgia, o presidente foi levado diretamente para um quarto, sem necessidade de passar pela UTI. No fim da tarde, ele já estava usando as redes sociais. ;Mais uma cirurgia. Desta vez foram cinco horas, mas estamos bem. Obrigado a todos pelo apoio e orações! Obrigado, Deus, pela minha vida! Logo estarei de volta ao campo. Irruuu!”, escreveu.;
O primeiro a dar notícias, pelo Twitter, foi o filho mais novo, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). ;JB acabou de sair da sala de cirurgia com todos os indicadores de saúde muito bem. Agradecemos a Deus, a toda equipe médica do hospital e a todos que rezaram/oraram. A cirurgia foi um sucesso;, escreveu. Por volta das 15h, o mais velho, senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), informou, também pelo Twitter: ;@jairbolsonaro já no quarto, disposto e bem-humorado, graças a Deus! Obrigado à equipe médica e a todos, pelas orações!”. O vereador carioca Carlos Bolsonaro (PSC) postou um sinal positivo e a bandeira do Brasil na rede social.

Ao explicar o procedimento médico, o cirurgião Antônio Macedo disse que não houve complicações e que a cirurgia foi longa porque o intestino estava bastante aderido à parede abdominal. ;Normalmente, uma (operação de) hérnia não demora tudo isso. Mas a gente não contava que tinha aderido tudo de novo em relação à cirurgia de 28 de janeiro. Isso teve de ser feito com muito cuidado, você não pode machucar o intestino em hipótese nenhuma. Teria sido melhor se (a cirurgia) fosse com duas horas, teria sido mais fácil;, disse.

O médico apontou ainda que a hérnia desenvolvida por Bolsonaro decorreu do ferimento da facada e das cirurgias posteriores. ;Houve uma lesão grave da parede abdominal, que ficou muito fraca. Além disso, logo após a facada, ele desenvolveu uma peritonite. Em 12 de setembro do ano passado, ele foi operado já aqui em São Paulo dessa peritonite. Isso infectou muito a parede, deixou a parede muito enfraquecida, o que necessitou (agora) da correção dessa hérnia;. Para reforçar o tecido abdominal, os médicos implantaram uma tela de polipropileno.

Bolsonaro inicia hoje uma dieta líquida. Após dois dias, poderá consumir alimentos pastosos. O repouso é importante, porque infecções ou excesso de esforço físico podem dificultar a cicatrização. A operação é considerada de médio porte e foi a ;céu aberto; ; não por laparoscopia. Mas os médicos que o operaram destacaram que a chance de recidiva, ou seja, de outra hérnia surgir no lugar, é muito pequena, cerca de 6%.

Visitas restritas
;O procedimento foi bem-sucedido, realizado pelo cirurgião-chefe Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e sua equipe. A técnica utilizada foi a Herniorrafia Incisional com implantação de tela. O paciente fará sua recuperação no apartamento e apresenta quadro clínico estável. Por orientação médica, estará com visitas restritas neste momento;, apontou o boletim, assinado por Macedo, pelo clínico Leandro Echenique, clínico, e o diretor médico do hospital, Antônio Antonietto. Os filhos do presidente e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, acompanharam a cirurgia em uma sala especial com visão para o centro cirúrgico.

O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, informou que o hospital tem estrutura adequada para que o presidente possa improvisar um gabinete para despachar ainda durante a internação. O vice-presidente, Hamilton Mourão, vai assumir a presidência pelos próximos cinco dias. De acordo com a equipe médica, a princípio não haverá problemas para que o presidente retome o trabalho após receber alta do hospital. ;Ele está, do ponto de vista clínico, do ponto de vista geral, muito bem, não tem sinais de cansaço, de esgotamento, de nada;, disse Macedo. (com Agência Brasil)
Interinidade discreta
Com a internação de Bolsonaro, o vice-presidente, general Hamilton Mourão (PRTB), ficará por cinco dias no exercício da Presidência. Mas devolverá o cargo antes de Bolsonaro sair do hospital. ;A estrutura do hospital é excepcional, nós temos condições de proporcionar ao presidente o despacho normal;, informou ontem o porta-voz do Planalto, Octávio Rêgo Barros. A interlocutores, Mourão disse que vai apenas ;manter as coisas funcionando; até a próxima quinta-feira. Segundo ele, não há nenhuma decisão importante a ser tomada no período de interinidade. Hoje, ele estará em São Paulo. Participará de reunião do Conselho empresarial Brasil-China e aproveitará para visitar Bolsonaro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação