Politica

Indicação de Aras pode ser votada daqui a duas semanas, prevê Alcolumbre

A indicação precisa ser avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado antes de ir ao plenário

Alessandra Azevedo
postado em 09/09/2019 19:39
Augusto ArasA indicação do subprocurador Augusto Aras para o cargo de procurador-geral da República (PGR) pode ser votada pelo plenário do Senado na semana de 22 de setembro, afirmou o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), nesta segunda-feira (9/9).

Alcolumbre comentou o assunto ao chegar ao Palácio do Planalto, à tarde, para conversar com o presidente em exercício, Hamilton Mourão. Segundo o senador, não será possível votar a indicação antes de acabar o mandato da atual PGR, Raquel Dodge, do cargo, em 17 de setembro.

[SAIBAMAIS]A indicação precisa ser avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado antes de ir ao plenário. "Se a gente tiver que seguir o regimento, e é bom que a gente siga, há, a partir da sabatina do indicado, um pedido de vista que é natural. Então, pela conta, não vai dar esse prazo até dia 17", explicou Alcolumbre.

Ainda não há previsão de análise na CCJ. Mesmo se os integrantes do colegiado não aprovarem o nome de Aras, ele vai para sabatina no plenário da Casa. Lá, precisa do apoio de pelo menos 41 dos 81 senadores.

Repercussão negativa

Aras foi indicado à PGR pelo presidente Jair Bolsonaro na última quinta-feira (5/9). A escolha desagradou integrantes do Ministério Público Federal (MPF) por não fazer parte da lista tríplice enviada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

Além de ser a primeira vez, desde 2003, que a lista é desrespeitada, procuradores criticam a proximidade de Aras com Bolsonaro. O presidente chegou a adiantar que indicaria alguém "alinhado com as bandeiras" do governo. Nesta segunda, houve protestos em várias cidades contra a indicação de Aras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação