Politica

Mourão: 'Há uma tentativa de colocar eu e o presidente em pólos opostos'

Sobre ter adotado um estilo mais discreto, o chefe do executivo em exercício disse que ''nada mudou''

Ingrid Soares
postado em 09/09/2019 21:03
Bolsonaro e Hamilton MourãoDurante uma rápida coletiva na noite desta segunda-feira (9/9) no Palácio do Planalto e em seu primeiro dia como presidente interino, Hamilton Mourão contou que visitou Jair Bolsonaro no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. ;O presidente nunca esteve tão bem num pós cirúrgico. Acho que ele está ótimo e vamos esperar que até o final de semana ele já possa repousar em casa;.

Mourão ressaltou ainda que, ao contrário da última vez em que assumiu a presidência, não deve tomar decisões de grande impacto, mas manter o funcionamento normal do governo.

;Não há nenhuma votação ou decisão importante a ser tomada nesses próximos dias. Pode aguardar tranquilamente o retorno do presidente. Só se ocorrer alguma emergência. A gente nunca sabe.;

[SAIBAMAIS]Apesar de assumir o cargo de presidência da República interinamente ao menos até quinta-feira (12/9), Hamilton Mourão parece não gozar de total liberdade do posto. Isso porque, mesmo do hospital, após passar por uma cirurgia de hérnia incisional no domingo (9/9), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) insiste em manter sob vigia os passos do vice.

Mais cedo, Mourão participou em São Paulo de uma cerimônia de 15 anos do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), onde comentou sobre o conflito comercial entre China e EUA, que o Brasil sai prejudicado com a redução global da atividade. Às 15h, Mourão retornou para Brasília. Por meio das redes sociais, Mourão afirmou também que, na rápida visita, deixou os votos de seguro e breve restabelecimento para Bolsonaro.

Nesta manhã (9/9), o porta-voz da República, Otávio Rêgo Barros, afirmou que, apesar de ainda não ter recebido alta hospitalar, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) manifestou o desejo de despachar os trabalhos de condução do poder executivo a partir desta terça (10), reiterando uma postagem das redes sociais do peeselista, na qual disse que estaria de volta à ativa ainda hoje.

Sobre ter adotado um estilo mais discreto, o chefe do executivo em exercício disse que ;nada mudou;. ;Uma coisa vocês têm que entender que muitas vezes ocorre aí, não sei se com intenção ou não, uma tentativa de colocar eu e o presidente em pólos opostos. Não é isso. Sou vice-presidente do presidente Bolsonaro. Não compete a mim tecer críticas públicas ao presidente. Qualquer coisa que eu tiver que falar, falo pra ele e não publicamente. Acho que é só isso que tem que ser entendido;, disse.

De acordo com o último boletim médico divulgado, Bolsonaro encontra-se em quadro estável, sem dor, afebril e com boa evolução clínico cirúrgica. Ele ainda iniciou a fisioterapia motora, conseguiu sentar na poltrona e realizar caminhadas no corredor. Uma dieta líquida a base de água, gelatina, chá e caldo ralo foi liberada e, por orientação médica, as visitas continuam restritas.

Rêgo Barros explicou, no entanto, que Hamilton Mourão continua em exercício conforme combinado. ;As ações que são legalmente constituídas e determinadas pelo cargo presidente estão sob responsabilidade de Mourão. É claro que o presidente participa das decisões. O presidente jamais deixará de trabalhar ainda que tenha restrições médicas que são consideradas pessoalmente por ele e pela família;, explicou.

;É da natureza do presidente estar a ativa o mais rápido possível. A evolução clínica tem sido positiva e, em razão disso, ele se se mostra disposto a iniciar os trabalhos de condução do poder executivo, ainda que tenhamos o vice-presidente chefiando o governo. É da natureza do presidente. Estamos felizes. Ele tem demonstrado bom humor, postou vídeo hoje onde assistia ao programa predileto dele (Chaves). Ontem viu jogo do Botafogo, ficou feliz porque o Botafogo também é um time do coração do presidente. As expectativas são positivas;, apontou.

O hospital destinou uma ala exclusiva para o presidente e familiares. Ainda não há data definida de alta. ;Nesse primeiro momento, o presidente precisa falar pouco e caminhar um pouco mais para que movimentos do intestino retornem naturalmente, ainda não há prazo determinado para alta. O prazo que foi dado inicialmente (10 dias) está mantido;, esclareceu o diretor do Hospital Vila Nova Star, Antônio Antonietto.

Ainda hoje, no final da tarde, o presidente divulgou um vídeo onde aparecia caminhando pelos corredores do hospital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação