Politica

Presidente volta ao cargo amanhã

Bolsonaro sofre distensão abdominal, tem alimentação oral suspensa pelos médicos e permanece no hospital, mas período de afastamento não será prorrogado

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 12/09/2019 04:04
Chefe de governo recebeu sonda nasogástrica e passou a ser alimentado apenas por via endovenosa


Apesar de ter sofrido um contratempo no processo de recuperação da cirurgia a que foi submetido no domingo passado, o presidente Jair Bolsonaro deve reassumir o cargo amanhã, depois de uma licença de cinco dias, embora ainda deva permanecer no hospital, informou o porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros. Também o presidente em exercício, Hamilton Mourão, afirmou que não há previsão de extensão do período de interinidade. ;O presidente está melhorando, e volta. Até amanhã (hoje) eu continuo;, disse.

Segundo o último boletim médico divulgado pela equipe médica do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, Bolsonaro apresentou uma ;lentificação dos movimentos intestinais e distensão abdominal;, que provocaram excesso de gases e levaram à suspensão da alimentação oral e à ;passagem de sonda nasogástrica;. Com isso, o presidente voltou a ser alimentado apenas por via endovenosa.

Na segunda-feira, os médicos haviam introduzido uma dieta líquida para o chefe do Executivo, à base de chá, gelatina e caldo ralo. No entanto, diante da evolução do quadro, Bolsonaro só voltará a ingerir alimentos oralmente após novas avaliações médicas. Ele segue sem dores ou febre. Segundo a equipe médica, a ;paralisação; do intestino, sintoma conhecido como íleo paralítico, é normal em cirurgias de grande porte.

Bolsonaro passou por uma cirurgia para correção de uma hérnia incisional no último domingo. Ontem à tarde, o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) afirmou, pelo Twitter, que pediu licença não remunerada do cargo para acompanhar o pai no hospital. ;Solicitei licença não remunerada para acompanhar meu pai, impedido regimentalmente de mencionar o número de dias de que gostaria. Hoje é um grande dia! Boas notícias! Em breve volto para casa!”, disse o filho de Bolsonaro.

O ofício com o pedido de afastamento foi enviado ao presidente da Câmara Municipal do Rio, Jorge Felippe, em 6 de setembro, mas o documento foi despachado nesta segunda. Hoje, o presidente interino, Hamilton Mourão, segue para Porto Alegre para reunião da Câmara de Comércio Brasil e Alemanha e retorna a Brasília ainda no começo da tarde.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação