Politica

Boletim mantém expectativas de Bolsonaro reassumir Presidência na sexta

O boletim médico informado na manhã desta quinta é de que ele está sem dor, afebril e com recuperação progressiva dos movimentos intestinais

Rodolfo Costa
postado em 12/09/2019 12:08

A situação clínica de Bolsonaro é favorávelO presidente Jair Bolsonaro apresenta evolução clínica favorável e deve retomar a Presidência da República nesta sexta-feira (13/9). A expectativa da equipe médica do Hospital Vila Nova Star, onde encontra-se internado, é de que seja retirada a sonda nasogástrica entre esta quinta-feira (12/9) e amanhã cedo. Caso isso não ocorra e o próprio chefe do Executivo federal e os médicos achem melhor ele permanecer em repouso, a fim de agilizar a recuperação, será editado um novo decreto sentenciando o número de dias em que o vice-presidente Hamilton Mourão permanecerá como presidente em exercício.


A sonda nasogástrica é incômoda e pode atrapalhar um pouco o exercício pleno das funções de chefe de Estado. Mas a possibilidade de Bolsonaro permanecer com ela é pequena. O cirurgião-chefe que o atende, Antônio Macedo, explica que a sonda não drena mais nada. ;Sai um pouco de ar, mas não sai secreção gástrica, o que permite a nós imaginarmos que está indo adiante. A gente está forçando o intestino a trabalhar bastante. Ele está caminhando muito no corredor, o que ajuda na movimentação intestinal;, explicou.

Retirada a sonda nasogástrica, Bolsonaro retornará à dieta líquida. Cerca de um ou dois dias depois da dieta, ele seguirá para uma dieta cremosa. ;A cremosa permite que ele possa trabalhar. Tem calorias suficientes até para viajar, eventualmente;, explicou Macedo. Somente se a sonda não for retirada será feita uma reavaliação, contextualizou o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros. ;Se nós identificarmos, a partir das análises da equipe médica, algum inconveniente para que o presidente exerça o seu cargo com efetividade, eficiência e eficácia, vamos entender, naturalmente, que pode haver uma postergação. Mas, no momento, o planejamento é que não haja uma postergação;, destacou.

Recuperação

Caso haja a necessidade de postergar a retomada ao cargo da Presidência, será feito um novo documento. ;Com número ;x; de dias, definido, inicialmente, pela equipe médica da Presidência, e corroborada pela equipe médica do Vila Nova;, comunicou Rêgo Barros. Se não houver a edição desse documento, Bolsonaro volta a ser o presidente da República automaticamente nesta sexta, na virada do dia.

A situação clínica de Bolsonaro é favorável. O boletim médico informado na manhã desta quinta é de que ele está sem dor, afebril e com recuperação progressiva dos movimentos intestinais. Os exames laboratoriais seguem estáveis e ele permanece em jejum oral, com alimentação parenteral (endovenosa). A fisioterapia respiratória e motora segue sendo feita. Diuturnamente ele tem feito caminhadas com acompanhamento da equipe fisioterápica. As visitas, no entanto, seguem restritas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação