Politica

União autoriza venda de terreno de 65 mil metros quadrados na Octogonal

Além do terreno na Octogonal, Brasília tem outros 412 imóveis para serem colocados à venda pela União

Anna Russi, Cláudia Dianni
postado em 16/09/2019 06:00

Vista área de prédios da Octogonal, em Brasília, Distrito Federal

Na semana passada, o Comitê Central de Avaliação (CCA), criado pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), autorizou a venda de um terreno de 65 mil m; na Octogonal, cujo valor está estimado em R$ 280 milhões.

A área fica próxima ao Terraço Shopping. O secretário de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, Fernando Bispo, informa que a divulgação da chamada pública está prevista para ocorrer até o fim do ano. Além do terreno na Octogonal, Brasília tem outros 412 imóveis para serem colocados à venda.

Segundo Bispo, serão feitas chamadas públicas para todos os imóveis do catálogo, com prioridade para aqueles para os quais o governo, por meio do novo site e outros mecanismos, identificou maior interesse. ;Aqueles que não forem vendidos com os chamamentos públicos, vão seguir para o site que vai funcionar como uma espécie de show room para venda direta, que pode ocorrer em casos em que, depois do chamamento, apareça um único comprador. ;Caso não haja interessados depois das chamadas públicas, os imóveis ficam disponíveis para venda direta. Se houver alguma proposta, será dado um prazo, a ser definido em portaria, para ver se alguém mais se manifesta, de forma a fazer um novo processo competitivo, para aumentar o preço. O valor inicial é sempre o preço mínimo de mercado;, explica o secretário.

Elogio

O presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Eduardo Aroeira, elogia a política de desinvestimento da União em ativos em desuso. ;É excelente, até porque a União está endividada e tem um patrimônio imenso sem rentabilidade;, analisa.

Para ele, a iniciativa coincide com a retomada do mercado imobiliário. ;Além de ser um momento muito bom para essa entrada, vai enriquecer o setor com muitos imóveis, oferecendo uma diversidade de boa qualidade e ótima localização;, destaca. De acordo com Aroeira, a associação está em contato com o SPU para fazer um convênio, com o objetivo de auxiliar o governo federal a identificar os imóveis que podem despertar mais interesse no mercado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação