Politica

Bolsonaro recebe alta nesta segunda, mas Mourão permanecerá no comando

Recomendação médica impede o presidente da República de reassumir o posto antes da quarta-feira

Rodolfo Costa
postado em 16/09/2019 11:18

Bolsonaro recebe altaO presidente Jair Bolsonaro receberá alta médica, na tarde desta segunda-feira (16/9), e retornará a Brasília ainda hoje. No entanto, por recomendação médica, o presidente em exercício, Hamilton Mourão, permanecerá sob o comando do Executivo federal até quarta-feira (18/9). O retorno de Bolsonaro à capital federal decorre de uma melhora significativa do quadro clínico.

O boletim médico divulgado, na manhã desta segunda, pelo Hospital Vila Nova Star, onde ele permanece internado desde a noite de 7 de setembro, limitou-se a informar que Bolsonaro receberá alta após a realização de uma sessão de fisioterapia. Comunica, ainda, que ele continuará a recuperação em domicílio, no Palácio da Alvorada, ;devendo seguir as orientações médicas relacionadas a dieta e atividade física;.

A recuperação será supervisionada conjuntamente pelas equipes médicas do dr. Antônio Macedo, cirurgião-chefe que realizou a quarta e última e cirurgia, e da Presidência da República, coordenada pelo dr. Ricardo Camarinha. Em Brasília, a previsão era que Bolsonaro retomasse a Presidência nesta segunda, mas a retomada da gestão do Executivo federal foi adiada para quinta-feira.

A ideia, confirmou o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, é permitir que Bolsonaro tenha um tempo maior de descanso ;por uma recuperação mais rápida;. ;Recuperação esta que irá reverter, de forma positiva, as ações que haverá desencadear em Nova York;, declarou. O comentário faz referência à viagem que o presidente fará aos Estados Unidos, para abrir a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na próxima terça-feira (24/9).

Viagem adiada

O zelo por uma melhor recuperação de Bolsonaro motivou, inclusive, o adiamento da viagem dele aos Estados Unidos. A previsão inicial era de que ele embarcasse no domingo (22/9). Agora, a decolagem ocorrerá na segunda (23/9). Antes, ele passará por um último monitoramento da equipe médica que o atendeu em São Paulo, em uma das cinco unidades da Rede D;Or na capital federal. ;A previsão inicial é da equipe deslocar-se para Brasília na sexta-feira. As condições são semelhantes a esse hospital e o presidente estará com mobilidade melhor e mais facilidade;, disse Rêgo Barros.

Nos EUA, Bolsonaro cumprirá eventos privados na chegada ao hotel, ainda no dia 23. No dia 24, se encontrará com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e depois fará o discurso na Assembleia-Geral. No dia 25, o presidente irá com a comitiva presidencial ao estado do Texas, onde se reunirá com empresários do setor industrial ligado às Forças Armadas norte-americanas. Alguns deles são militares aposentados.

No mesmo dia 25, o chefe do Executivo federal retornará a Brasília. ;Naturalmente, o presidente entendeu que não deve expor-se neste momento a viagens um tanto quanto cansativas, mas reconhece a importância desta viagem que atribuimos à Amazônia, à soberania brasileira, e tantos temas que vicejam e são falados pela imprensa estrangeira;, declarou Rêgo Barros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação