Politica

ONU veta discurso do Brasil na cúpula do clima, afirma jornal

Entre os países com discursos vetados na cúpula da ONU, estão os Estados Unidos, Arábia Saudita, Japão, Austrália e Coreia do Sul

postado em 18/09/2019 16:55
As Nações Unidas haviam pedido que os países enviassem um projeto para aumentar a ambição dos compromissos climáticos A ONU vetou o discurso do Brasil na Cúpula para Ação Climática das Nações Unidas, que ocorre na próxima segunda-feira (23/9), em Nova York. A informação é da Folha de S Paulo.
Segundo uma fonte disse à reportagem, o veto ocorreu porque o Brasil não apresentou um plano para aumentar o compromisso com o clima. As Nações Unidas haviam pedido que os países enviassem um projeto para aumentar a ambição dos compromissos climáticos, já que o Acordo de Paris, assinado em 2015, não foi o suficiente para impedir o aumento da temperatura do planeta. Ao todo, 63 países devem proferir discurso na ONU, entre eles, França e Reino Unido.
[SAIBAMAIS]Entre os países com discursos vetados, estão os Estados Unidos, Arábia Saudita, Japão, Austrália e Coreia do Sul. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não deverá participar da cúpula. O país deve ser representado por uma autoridade de alto escalão.

O evento ocorre às vésperas da Assembleia-Geral da ONU, onde o presidente Jair Bolsonaro deve fazer um discurso de abertura. Para a reunião, a previsão é que a comitiva saia de Brasília às 8h da segunda-feira, e chegue em Nova York às 16h.
No dia 24, antes do pronunciamento, haverá encontro do presidente Bolsonaro com António Guterres, secretário geral da ONU. Segundo o porta-voz, Otávio Rêgo Barros, não estão previstos outros encontros bilaterais. A viagem, no entanto, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação