Politica

Joice Hasselman vai ao STF para impedir instalação da CPI da Lava Jato

Segundo a Joice, alguns deputados foram ''ludibriados'' ao assinar a lista de apoio à CPI

Maria Eduarda Cardim
postado em 18/09/2019 19:13
Joice HasselmannApós a oposição conseguir as assinaturas necessárias pra a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na condução da Lava-Jato, a líder do governo na Câmara dos Deputados, Joice Hasselman (PSL-SP) afirmou que irá ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que deputados possam retirar a assinatura de apoio à CPI.

De acordo com Joice, alguns deputados foram ;ludibriados; ao assinar a lista. ;Mais de duas dezenas de parlamentares foram ludibriados no convencimento de que estavam colocando as suas assinaturas em uma peça que não refletia aquilo que a eles era explicado;, disse a parlamentar no Plenário.

A deputada não citou nomes, mas disse que os deputados foram até as redes sociais para expressar a insatisfação com a forma como foram tratados pelos coletores de assinaturas.

[SAIBAMAIS]A oposição reagiu logo após o discurso de Joice. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que nenhum deputado se manifestou durante o período regimental entre o protocolo e a publicação do requerimento. ;Eu lamento que a inteligência dos parlamentares seja subestimada aqui. Não há qualquer ilegalidade na coleta de assinaturas em questão;, rebateu ainda no Plenário.

Ao todo, foram validadas 175 assinaturas ; o número mínimo é 171 ; no pedido protocolado, na noite de quinta-feira, pela líder da minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ). A iniciativa é uma das mais graves repercussões da divulgação, pelo site The Intercept Brasil, de diálogos atribuídos a membros da operação e que teriam sido hackeados do Telegram.

Presidente vai avaliar com calma

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que, se o pedido da CPI tiver fato determinado, vai instalar o colegiado, mas que vai analisar com calma o pedido de instalação. ;Tenho que avaliar se há fato determinado ou não, se tiver fato determinado, eu vou instalar, se não tiver, não. Esse é um tema muito sensível, da mesma forma que a CPI do Judiciário, que pode ser instalada no Senado;, avaliou.

Atualmente, apenas duas CPI;s estão em funcionamento na Câmara. Um do BNDES e outra sobre o rompimento da barragem de Brumadinho. Só podem funcionar simultaneamente na Câmara cinco CPIs criadas a partir de requerimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação