Politica

Senadores apresentaram 189 emendas à PEC paralela da Previdência

O texto trata de mudanças que não foram incluídas na PEC original para não atrasar a tramitação, como a inclusão de estados e municípios e mudanças na pensão por morte

Alessandra Azevedo
postado em 19/09/2019 11:22

Simone Tebet (MDB-MS), anunciou que negocia um plano de trabalho para tratar do assuntoOs senadores apresentaram 189 emendas de plenário à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 133/2019, a chamada PEC paralela à reforma da Previdência. O texto trata de mudanças que não foram incluídas na PEC original para não atrasar a tramitação, como a inclusão de estados e municípios e mudanças na pensão por morte.

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Simone Tebet (MDB-MS), anunciou que negocia um plano de trabalho para tratar do assunto. "Estaremos estabelecendo, junto com líderes, um calendário especial para continuidade de tramitação da PEC paralela", disse, nesta quinta-feira (19/9), durante a sessão destinada à leitura do parecer do relator, Tasso Jereissati (PSDB-CE), sobre emendas apresentadas à PEC original na CCJ.

A primeira fase de tramitação da paralela foi simultânea à da PEC 6/2019, que trata da proposta original. As duas passaram pela CCJ em conjunto e, agora, se separam: a original vai ser votada pelo colegiado, na próxima terça-feira (24/9), e segue para avaliação do plenário. Já a paralela ainda precisa ser avaliada pela Câmara quando acabar o trâmite no Senado.

Autor de boa parte do texto, construído com emendas apresentadas durante a discussão da PEC original na CCJ, Jereissati será também relator da proposta paralela. Na PEC, que é considerada uma segunda fase da reforma, o senador inseriu a criação de novas receitas para a Previdência, com a oneração de agroexportadores e entidades filantrópicas.

A PEC paralela também reabre, por mais seis meses, o prazo para que servidores públicos migrem do regime próprio de Previdência para o sistema complementar. Quem optar por trocar de regime ganha um benefício especial, uma espécie de adicional calculado com base nos valores que já contribuiu no regime dos servidores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação