Jornal Correio Braziliense

Politica

Áudio seria contato de hacker com Glenn



A Polícia Federal acredita ter encontrado uma conversa que aponta para o envolvimento do hacker Luiz Henrique Molição com o vazamento de mensagens publicadas pelo site The Intercept. Para os investigadores, um áudio encontrado em seu celular mostra uma suposta conversa com o jornalista Glenn Greenwald - que não é tido como investigado. Molição foi preso na quinta-feira passada (19), na segunda fase da Operação Spoofing.

"Chegamos à conclusão de que eles estão fazendo um jogo para tentar desmoralizar o que tá acontecendo", afirmou o hacker, em um curto diálogo. "Então, é; a gente; eu estava discutindo com o grupo; eu queria falar com você um assunto".

"Analisando o perfil de instagram "@luiz.molicao", foi identificado um vídeo no stories no qual seria possível ouvir a voz de Luiz Molição, que segundo a equipe policial, aparenta ter semelhança com a voz do interlocutor do jornalista Glenn Greenwald na gravação de áudio acima mencionada", diz a PF, na representação pela prisão de Molição.

Indícios

Segundo os investigadores, a conversa teria ocorrido no dia 7 de junho, e Molição faz referência ao "grupo que pegou o Telegram de várias pessoas".

De acordo com os investigadores, por "tais informações, verifica-se a existência de indícios razoáveis da participação de Luiz Henrique Molição nos fatos investigados".

A PF ainda vê contatos frequentes entre Molição e Walter Delgatti Neto, o "Vermelho", que admitiu ter feito parte dos vazamentos. Em depoimento, ele afirmou não ter recebido dinheiro para repassar as mensagens, e que a ex-deputada Manuela D;Ávila (PCdoB) intermediou seu contato com o site.

Pagamentos

Os agentes, no entanto, ainda investigam se os hackers teriam sido patrocinados pelas invasões - e, se foram, quem teria feito pagamentos.

Contas dos investigados, de acordo com relatórios sobre suas transações financeiras, apresentaram um salto incompatível com seus vencimentos, segundo consta em relatórios de investigações.