Politica

Renan Calheiros elogia Augusto Aras em sabatina à indicação para a PGR

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro à Procuradoria-Geral deve ser aprovado por maioria na CCJ

Rodolfo Costa , Renato Souza
postado em 25/09/2019 15:21

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza sabatina de Augusto Aras, indicado para o cargo de procurador-geral da RepúblicaO subprocurador-geral Augusto Aras, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro à Procuradoria-Geral da República (PGR), deve ser aprovado por maioria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Apesar de algumas ponderações críticas, até mesmo alguns parlamentares da oposição ao governo fizeram elogios, a exemplo do senador Renan Calheiros (MDB-AL). ;Sou crítico ao governo, mas tenho isenção para reconhecer que, de todos os atos, talvez o mais acertado e significativo seja o da indicação do dr. Augusto Aras para exercer esse honroso cargo;, destacou.

O parlamentar justificou o posicionamento sustentando ter convivido com os últimos procuradores, Para ele, alguns engrandeceram a procuradoria, outros não. ;Muitos sequer reconheceram, e o dr. Augusto acabou de lembrar de que foi esse Congresso que disponibilizou as leis mais eficientes e insubstituíveis no combate à corrupção;, ponderou.

Alvo de 11 inquéritos abertos em âmbito da Operação Lava Jato, o senador defendeu o combate à corrupção. ;O Ministério Público tem, sim, que combater a corrupção, mas tem que cumprir seu papel constitucional. E um dos papéis a serem cumpridos é o de ajudar efetivamente a destravar a economia, na forma da Constituição, garantir aos brasileiros, da mesma forma, e é papel do Ministério Público, o acesso igual ao desenvolvimento econômico;, sustentou.

Afagos

Durante a fala na sabatina de Aras, não faltaram afagos de Calheiros a Aras. ;Sei que, pela probidade, honradez e competência com que exerceu seu papel, sempre como procurador, já o disse, pessoalmente, e ele foi sempre, talvez, de todos os procuradores ; e não sei quantos são ;, sempre o mais competente para exercer este cargo;, comentou.

Entre as 11 investigações abertas contra Calheiros, em duas ele foi denunciado pela PGR. O STF, contudo, ainda não as acolheu e o tornou réu. No entanto, sete inquéritos, também em âmbito da operação, foram arquivados por falta de provas. Há, ainda, outro pedido para arquivamento de um oitavo inquérito, que será analisado pelo ministro Edson Fachin.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação