Politica

Tensão crescente sobre futuro da Lava-Jato invade o Supremo

Depois de uma semana confusa com a derrubada de vetos da Lei de Abuso de Autoridade pelo Congresso, Supremo define extensão da decisão sobre depoimentos de acusados em acordos de delação premiada, sob impacto de confissões de Rodrigo Janot

Jorge Vasconcellos
postado em 29/09/2019 08:00

Plenário do Supremo Tribunal Federal: com seis dos 11 votos a favor, ministros julgaram que réus em acordos de colaboração com a Justiça devem apresentar defesa depois dos delatores. Decisão pode levar à anulação de 32 sentenças


O futuro da operação que nos últimos cinco anos se consolidou como referência no combate à corrupção está coberto de incertezas. Em um cenário de crescente tensão entre instituições e poderes, uma série de revezes se abateu sobre a Lava-Jato e seus integrantes. Os abalos vão desde o vazamento de mensagens privadas dos procuradores a julgamentos decisivos no Supremo Tribunal Federal (STF). De um lado, apoiadores denunciam uma articulação para livrar políticos de investigações, enquanto, de outro, os críticos apontam parcialidade nas decisões judiciais e exploração política e até financeira da operação.

Os membros da força-tarefa começam a semana com mais uma grande preocupação. Na quarta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, vai apresentar uma proposta para delimitar o alcance do entendimento da Corte de que réus que não firmaram acordos de colaboração premiada devem apresentar as alegações finais depois dos delatores. Segundo levantamento da Lava-Jato, essa tese, firmada durante julgamento na semana passada, poderá levar à anulação de 32 sentenças, favorecendo 143 condenados na operação.

A preocupação é ainda maior porque o plenário da Suprema Corte vai discutir a questão ainda sob o impacto das recentes confissões do ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Em entrevistas, ele contou que, em maio de 2017, entrou armado no STF com a intenção de matar o ministro Gilmar Mendes. O episódio é considerado o mais tenso da conflituosa relação entre a força-tarefa, da qual Janot era o líder maior, e o tribunal.

O entendimento do STF sobre a ordem das alegações finais foi tomada na mesma semana em que a Lava-Jato recebeu mais uma péssima notícia: em sessão conjunta do Congresso Nacional, deputados e senadores derrubaram 18 dos 33 vetos presidenciais à lei de abuso de autoridade, retomando boa parte dos dispositivos vistos pelos críticos como inibidores da atuação das polícias, do Ministério Público e do Poder Judiciário.

A derrubada dos vetos foi vista, no meio político, como uma resposta à operação de busca e apreensão realizada dias antes pela Polícia Federal nos gabinetes do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e do filho dele, o deputado Fernando Coelho Filho (DEM-PE), dentro de uma investigação sobre desvio de recursos em obras no Nordeste.

Essa avalanche de dificuldades começou a desabar sobre a força-tarefa neste ano, justamente quando se esperava o contrário, em razão da promessa de campanha do presidente Jair Bolsonaro de ;fortalecimento; da Lava-Jato.

Ironicamente, foi a pedido da defesa de um dos filhos do chefe do governo, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), que o presidente do STF impôs à operação de combate à corrupção um de seus maiores revezes. Em julho, o ministro Dias Toffoli suspendeu todas as investigações que estivessem utilizando dados do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ; hoje transformado em Unidade de Inteligência Financeira (UIF) ; sem autorização judicial. Assim, o senador se livrou, pelo menos momentaneamente, de um inquérito do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre as movimentações financeiras atípicas dele e do ex-assessor Fabrício Queiroz, amigo da família Bolsonaro.


Cobranças

A partir deste ano, os principais atores da Lava-Jato, que ao longo de todo esse tempo se mostraram destemidos na apuração de desvios de dinheiro público e na punição de pesos pesados da política, passaram a ser cobrados a dar explicações sobre os procedimentos adotados nas investigações.

Quase ninguém podia imaginar que um dia veria o ex-juiz e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, sendo interrogado por deputados e senadores sobre as mensagens divulgadas pelo site The Intercept Brasil, em reportagens que põem em dúvidas a atuação imparcial dele e de membros da Lava-Jato. Da mesma forma, nem de longe se cogitava que o prestigiado procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa agraciada com o Prêmio Innovare, o mais alto reconhecimento a iniciativas do Judiciário, se tornasse alvo de processos disciplinares no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O professor Aninho Mucundramo Irachande, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB), considera que a Lava-Jato tem prestado grandes serviços ao país, mas foi duramente abalada pelo vazamento de mensagens trocadas pelos procuradores. Segundo ele, os diálogos revelam ;transgressões de normas processuais à revelia das normas correntes, como a Constituição;.

;Uma prova disso é que o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro propõe regulamentar uma série de procedimentos adotados pela Lava-Jato, como o estabelecimento de provas por inferência e não por comprovação material. Se é necessário regulamentar, então por que a Lava-Jato adota práticas como essas?;, questionou o docente, que defende a continuidade do trabalho da força-tarefa, ;mas dentro da normalidade jurídica;.

Para a advogada constitucionalista Vera Chemin, ;a despeito de toda a artilharia direcionada à operação, a esperança é de que o combate à corrupção continue, até porque o novo procurador-geral da República afirmou publicamente que pretende estimular a Lava-Jato, embora pense em tolher certos ;abusos; que se teriam cometidos no âmbito daquela operação, como prisões preventivas alongadas;.

Segundo Vera Chemin, o trabalho da força-tarefa constitui um marco histórico de combate à corrupção no Brasil. Ela destaca que as investigações conseguiram fazer com que a sociedade civil adquirisse a consciência dos seus deveres e direitos, tomando a iniciativa inédita de controlar e intensificar a vigilância sobre a conduta dos representantes políticos.

;Não obstante as campanhas que vêm sendo feitas para acabar com a imagem dos protagonistas da operação Lava-Jato, a tendência é de que os seus integrantes continuem trabalhando para promover o efetivo combate à corrupção. Ademais, aquela operação já estendeu os seus tentáculos em todos os estados federados, o que equivale a afirmar que os seus membros se nacionalizaram e não se restringem mais à República de Curitiba;, concluiu.

Boas práticas

Para o advogado criminalista Tiago Turbay, coordenador adjunto do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais do Distrito Federal (IBCCRIM-DF), ;o futuro da Lava-Jato está no cumprimento da lei e da Constituição, condizente com o respeito às instituições e às garantias individuais;.

Ele afirmou que apenas por meio da legalidade dos procedimentos é que se fortalecerá o combate à corrupção e o aprimoramento no uso do dinheiro público, com resultados a serem comemorados.

;A partir de agora, haverá uma cobrança maior por transparência, e isso permitirá o aperfeiçoamento de boas práticas na condução de investigações e processos, condizentes com o Estado Democrático de Direito. O fim de projeções políticas ou da monetização em razão da operação também ajudará a Lava-Jato a se reerguer, dessa vez sem violações às normas jurídicas;, acrescentou o criminalista. ;O controle técnico e procedimental e a aproximação à ciência jurídica farão da Lava-Jato a grande ferramenta de combate à corrupção. Acredito que o novo procurador-geral da República, Augusto Aras, terá essa incumbência;, conclui Turbay.

Já o advogado Fernando Parente, professor de processo penal do Instituto de Direito Público (IDP), afastou a possibilidade de a recente decisão do STF a respeito da ordem de apresentação das alegações finais ter sido tomada para prejudicar a Lava-Jato.

;O Supremo nada mais fez do que respeitar a regra do jogo. Se um delator acusa um corréu, um delatado, ele adere à tese da acusação, ele tem que falar primeiro, e o delatado falar por último. Então, segue a ampla defesa, o contraditório, segue o princípio básico de um processo penal democrático. Eu não me preocupo com o resultado disso na Lava-Jato, porque esse julgamento não é relacionado à Lava-Jato, ou a qualquer outra operação. Ele é direcionado a solucionar uma situação que estava em aberto;, opinou o professor.

;O controle técnico e procedimental e a aproximação à ciência jurídica farão da Lava-Jato a grande ferramenta de combate à corrupção. Acredito que o novo procurador-geral da República, Augusto Aras, terá essa incumbência;
Tiago Turbay, coordenador adjunto do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais do Distrito Federal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação