Politica

Toffoli deve marcar julgamento sobre prisão em 2ª instância para este mês

Presidente do STF também afirmou que tese sobre quem pode ser beneficiado por decisão que suspende condenações também será pautada para outubro

Renato Souza
postado em 03/10/2019 20:13
Dias ToffoliO ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou, nesta quinta-feira (3/10), à TV Globo, que pretende remarcar ainda para este mês a sessão que vai julgar três Ações declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) que questionam a possibilidade de prisão em segunda instância.

Caso o Supremo mude o entendimento atual, réus que estão presos e ainda tem recursos nos tribunais superiores, ou na segunda instância, devem ser liberados em todo o país.

Além disso, ele pode marcar para a mesma sessão a votação que vai fixar a tese sobre quem será beneficiado com a possibilidade de anular condenações em decorrência da ordem em que foram apresentadas as alegações finais.

Os ministros devem decidir se o impacto da medida atinge processos anteriores ou apenas os futuros. Pelo menos 32 sentenças da Lava-Jato podem ser anuladas a depender do entendimento da Corte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação