Vera Batista
postado em 06/10/2019 10:48
O ex-ministro Moreira Franco (MDB/RJ) reafirmou o discurso de mudança e renovação que está sendo a principal pauta dos políticos do partido na convenção nacional que acontece nesse domingo (6/10), em Brasília. Ele disse que essa e a ;hora de se reinventar;, ao se referir as expectativas da legenda, que se prepara para escolher como novo presidente o deputado federal Baleia Rossi (SP), 47 anos, que será o mais jovem político a assumir o cargo.
;Para nós do MDB, a hora é de nos reinventar. Nós precisamos fazer diferente. Esse clima da convenção não é mero jogo de palavras. É para inspirar uma postura, uma avaliação, um esforço para recomposição dos laços de presença, de confiança, de engajamento do partido com a sociedade, para que nós possamos resistir mais uma vez;, disse Moreira Franco, presidente da Fundação Ulysses Guimarães.
Para ele, a renovação é fundamental, embora o provável eleito Baleia Rossi seja filho de uma conhecida liderança dentro do MDB - Wagner Rossi, ex-ministro da Agricultura durante os governos dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (2010-2011). ;Não é uma questão de faixa etária, é uma questão de fazer diferente. E também não se cria uma liderança política da noite para o dia. O fato de se ter vivido em um ambiente em que aluta tem sido uma referência, isso só ajuda, não atrapalha;.
Um dos principais caciques do partido, Moreira Franco ressaltou a importância da convivência com o contraditório e da necessidade de superar, no país, o clima de ódio e beligerância. São valores que, destaca, precisam se reafirmar no mundo, para que se possa viver em segurança. ;segurança não é só a violência nas ruas. É convicação de que nossas crenças serão respeitadas, certas ou erradas;. Ele lembrou a atuação do próprio Ulysses, que à época era a ;rede social; do partido, pois percorria o Brasil e fazia a integração entre a base e a direção.
Com essa mudança, acredita, o primeiro esfoço do partido é a organização da chapa para vereadores nas eleições municipais de 2020 ; tendo em vista que novos partidos, como PSL, do presidente Jair Bolsonaro, vem crescendo e ampliando poder. Ele disse que o fato não causa receio. ;isso está na natureza da luta política,, mas vamos partir de uma atitude de muita humildade, no sentido de fazer diferente. Já que os últimos resultados das eleições não foram bons para nós, é importante mudar para que tenhamos a mesma percepção que o partido teve no passado;.