Politica

Waldir: 'Eu vou implodir o presidente. Sou o mais fiel a esse vagabundo'

Líder do PSL na Câmara, Delegado Waldir (PSL-GO) xinga o presidente e ameaça implodir Bolsonaro. Áudio vazado de reunião entre deputados do partido revela planos do presidente de fundir PSL com o DEM

Ingrid Soares, Augusto Fernandes
postado em 17/10/2019 16:44
[FOTO1]O áudio de uma reunião de deputados federais do PSL insatisfeitos com a crise gerada dentro do partido pelo presidente Jair Bolsonaro foi vazado pela imprensa nesta quinta-feira (17/10). Na gravação, os parlamentares não poupam críticas ao chefe do Palácio do Planalto. Muitos utilizam palavrões para se referir ao presidente. Um dos mais alterados, Delegado Waldir (PSL-GO), líder do PSL na Câmara, diz que vai ;implodir; Bolsonaro caso ele tente promover mudanças dentro da sigla.

;Eu vou implodir o presidente. Aí eu mostro a gravação dele. Eu tenho a gravação. Não tem conversa, não tem conversa. Eu implodo o presidente. Acabou o cara. Eu sou o cara mais fiel a esse vagabundo. Eu votei nessa porra. Eu andei, no sol, 246 cidades no sol gritando o nome desse vagabundo;, esbraveja o deputado no áudio, divulgado pela Record TV.

As críticas de Waldir foram a uma suposta tentativa de Bolsonaro de convencer deputados a assinar um requerimento para que a liderança do PSL na Câmara fosse alterada. Na quarta-feira (16/10), áudios do presidente também foram tornados públicos. Neles, Bolsonaro reclama do deputado e diz que a única saída para o partido seria a destituição de Waldir do posto de líder que ele tem na Câmara.

;Em janeiro, eu saio (da liderança do PSL na Câmara). Aí, nós escolhemos outro líder. Em janeiro, eu saio. Agora, se ele (Bolsonaro) seguir com isso, eu vou implodir;, comenta Waldir ao grupo de deputados.

Na mesma gravação, é possível perceber as vozes dos deputados Luiz Luma (PSL-RJ), Loester Trutis (PSL-MS) e Felipe Francischini (PSL-PR). Este último reclama das ligações que Bolsonaro fez a parlamentares em busca de apoio, dizendo que ;ele (Bolsonaro) nunca atendeu a gente em porra nenhuma; e que ;só liga na hora que ele precisa de favor pra foder com alguém;.

;A gente foi tratado igual cachorro desde o começo, desde que ele ganhou a eleição. (...) Explode a bancada, fode todo mundo. (...) Daí a gente vai assinar a liderança pra ele e achar que tá tudo bem? Porra. O que que ele tá oferecendo?;, pondera Francischini.

De acordo com ele, existe uma articulação envolvendo o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para que o PSL seja fundido com o DEM. ;Ontem, a gente foi na casa do Rodrigo (Maia). Tava o Mendonça (Filho, ex-ministro da Educação e filiado ao DEM), tava o Rodrigo Maia, ligando pro ACM (Antônio Carlos Magalhães Neto, presidente do DEM e prefeito de Salvador), comigo e com o Rueda (Antônio Rueda, vice-presidente do PSL). Eles estão ;louco; esperando pra fazer a fusão do Democratas com PSL. Eu tô tentando segurar essa porra, porque não quero que aconteça;, diz Francischini.

;Se a bancada passar o recado que não tá acompanhando, eles vão fazer a fusão e vão liberar todo mundo aqui sem levar fundo (partidário), sem levar porra nenhuma. E o Democratas vai ficar com o dinheiro de todos vocês aqui. Então, não tem chances de dar certo o jogo do Palácio (do Planalto), porque eles não combinam o jogo com ninguém. Não tem chance, sabe? É impossível. Vocês querem ver o partido que a gente construiu na mão de Democratas?;, continua o deputado, questionando os colegas presentes na reunião.

Ameaças de Bolsonaro

No áudio vazado, os deputados pesselistas também relataram terem sido intimidados por Bolsonaro a assinar uma lista para tirar Delegado Waldir da liderança do PSL na Câmara. ;Os meninos chegaram lá e o presidente disse: ;Assina. Se não, é meu inimigo;. Quem é que não vai assinar? Eu não fui por isso, porque sabia que seria assim;, diz Dayane Pimentel (PSL-BA).

Na sequência, Luiz reforça a denúncia. ;Eu não consegui não assinar;, confessa aos presentes na reunião. Loester Trutis é mais um que garante ter sido induzido a firmar o nome no requerimento.

Além disso, um parlamentar comenta: ;Eu nunca fui tão assediado como agora. Ele (Bolsonaro) nunca ligou tanto pra mim desde a minha posse. Olha... Fiquei importante. Nada como um dia após o outro;.

Julian Lemos (PSL-PB) acrescenta que foi interpelado até pelo ministro-chefe da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos. ;Fui lá (encontrar o general Ramos) para resolver um assunto meu, e ele ligou para o Waldir na minha frente. Waldir foi ponto firme, segurou a onda. Aí o Ramos disse: ;o Waldir tem que sair de hoje (quarta-feira, 16/10) para amanhã (quinta-feira, 17/10);. Ele falou com o Bolsonaro, (disse que) ele já tinha conseguido os votos do outro lado e queria que eu conseguisse os daqui;, garantiu Lemos.

;Eu corri, corri de lá. Eu não posso fazer isso se eu não conversar com vocês e nem conversar com o Waldir. Eu não faço isso. Já ir me pedindo uma coisa é foda. Eu simplesmente pedi pra cagar e saí;, acrescentou o deputado federal.

[SAIBAMAIS]Na quarta-feira, dois requerimentos foram apresentados à Secretaria-Geral da Mesa (SGM) da Câmara pedindo o afastamento de Delegado Waldir da liderança do PSL na Casa. O próprio deputado também entregou uma lista à SGM, na qual deputados defendiam a sua permanência no posto.

Diante disso, a Câmara fez uma conferência para validar a assinatura de cada uma das três listas. A que pedia a manutenção de Delegado Waldir como líder teve 29 assinaturas válidas, contra 26 e 24 das duas que pediam queriam uma troca na liderança do PSL na Casa. Dessa forma, o deputado foi mantido no cargo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação