Politica

PF investiga se deputado recebeu propina na CPI dos fundos de pensão

Deputado Sergio Souza (MDB/PR) teria recebido valores para não incluir o presidente do Postalis e do Petros na CPI

postado em 21/10/2019 08:28

[FOTO1]A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (21/10), a Operação Grand Bazaar e mira o deputado Sergio Souza (MDB/PR) em mandados de buscas e apreensões. A corporação investiga se o parlamentar recebeu propina para não incluir o presidente do Postalis e do Petros em CPI da Câmara dos Deputados que apurava desvio de recursos de fundos de pensões.

Cerca de 100 agentes da PF cumprem 18 mandados de busca e apreensão em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Além do deputado, são alvos dos mandados autoridades públicas, beneficiários dos recursos, operadores financeiros, um advogado e empresários que teriam feito os pagamentos ilícitos ao parlamentar.

De acordo com a PF, a lavagem de dinheiro envolvia a remessa de recursos desviados dos fundos de pensão para empresas de fachada nos Estados Unidos. Após terem a confirmação do recebimento de valores em contas indicadas no exterior, operadores disponibilizavam recursos em espécie no Brasil, a fim de que fossem entregues em endereços vinculados a supostos intermediários do parlamentar federal, tanto em residências em Brasília, como em hotéis em São Paulo.

A operação foi autorizada por Celso de Melo, ministro do Supremo Tribunal FEderal (STF). A reportagem ainda não conseguiu contato com a defesa do deputado Sergio Souza.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação