Luiz Calcagno
postado em 23/10/2019 10:54
[FOTO1]O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, trabalha para costurar um acordo e transformar o destaque apresentado pelo PT ao texto da reforma da Previdência em um Projeto de Lei. A intenção é garantir economia da reforma. Os senadores petistas afirmam garantir um direito de categorias enquadradas como grau de periculosidade, que daria aposentadoria especial para várias classes de trabalhadores.
A estratégia é colocar o efeito da supressão do PT no PL do senador Esperidião Amin (PP-SC) que trata, inicialmente, das condições de trabalho dos mineiros.
Outro destaque que está sem acordo é o da Rede, que retira a idade mínima de aposentadoria para quem trabalha com agentes nocivos.
No caso do destaque petista, Alcolumbre afirma que esse direito a aposentadoria especial não existe, logo, não estaria sendo retirado de nenhum trabalhador. O parecer da consultoria aponta no sentido da não existência da legislação, como colocaram que ela existia. O da Rede, no entanto, irá a plenário mesmo sem acordo.
A sessão para votar os últimos dois destaques da nova Previdência estava marcada para 9h, mas, até as 10h30, não havia começado, por falta de quórum.