Ingrid Soares
postado em 23/10/2019 16:00
[FOTO1]Momentos antes de embarcar ao Peru na tarde desta quarta-feira (23/10), o presidente interino Hamilton Mourão transmitiu o cargo para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele assumiu a Presidência da República e ficará no cargo até sexta-feira à noite (25), quando retorna Mourão.
A rápida troca de cadeiras ocorre por coincidência de agendas de viagens de autoridades que sucedem o presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Hamilton Mourão havia assumido a presidência, uma vez que Bolsonaro cumpre agenda de viagens internacionais até o dia 31 à Ásia e ao Oriente Médio. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), também viajará para a Inglaterra e Irlanda. Na cadeia de sucessão, Alcolumbre é o próximo presidente da República em exercício.
No Peru, Mourão negociará a venda de dois cascos de submarino utilizados pela Marinha do Brasil. Ele explicou que, na viagem, não haverá assinatura de documentos e que também se reunirá com o presidente peruano, Martín Vizcarra, ministros, empresários e comandantes das Forças Armadas.
A previsão é de que o interino, Alcolumbre faça um sobrevoo com senadores nesta quinta-feira (24) pelas áreas afetadas pelo vazamento de óleo em Alagoas e Sergipe.
Pelo Twitter, o presidente em exercício, Alcolumbre comentou sobre a transmissão do cargo
Pelo Twitter, o presidente em exercício, Alcolumbre comentou sobre a transmissão do cargo
É com a mesma humildade, que carrego ao longo de toda a minha vida pública, e compromisso com o Amapá e o Brasil, que assumo o cargo de presidente da República em exercício até a próxima sexta-feira (25), em razão de viagem oficial ao exterior do vice-presidente .
; Davi Alcolumbre (@davialcolumbre)
A minha responsabilidade com o povo brasileiro, formado por diversos grupos culturais e sociais, só aumenta a partir de agora. Sou o primeiro filho do Amapá, estado lá do extremo Norte do Brasil, primeiro judeu e descendente de marroquinos, a assumir a Presidência da República.
; Davi Alcolumbre (@davialcolumbre)