postado em 26/10/2019 04:04
O presidente Jair Bolsonaro e o líder chinês Xi Jinping assinaram na tarde de ontem oito protocolos de cooperação entre os dois países e manifestaram desejo de ampliar parcerias no comércio, além de fortalecer exportações agrícolas do Brasil. A declaração conjunta também traz proposta de cooperação nos campos de tecnologia, energia, infraestrutura e educação. A comitiva presidencial brasileira foi recebida no Grande Palácio do Povo, em Pequim.
Um dos protocolos assinados, de exportação de carne bovina termoprocessada, estabelece os requisitos sanitários para a exportação do produto à China. O objetivo da negociação de protocolos sanitários entre os países, segundo o Planalto, é evitar o ingresso de pestes ou pragas endêmicas do país exportador no país importador. Em 2018, o Brasil exportou US$ 557 milhões em carne bovina processada. Foi assinado ainda um protocolo sanitário para exportação de farelo de algodão, usado para ração animal.
Além disso, foi assinado um ato de cooperação em energia renováveis e um acordo para que a empresa chinesa State Grid Corporation opere a linha de transmissão entre a Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e o Rio de Janeiro. O intercâmbio de estudantes também foi um dos acordos aventados. ;Hoje podemos dizer que uma parte considerável do Brasil precisa da China, e a China também precisa do Brasil;, disse Bolsonaro.
O intercâmbio de estudantes, a cooperação entre a Capes e a Fundação Nacional de Ciência Natural da China (NSFC) e um memorando entre a Embrapa e a Academia Chinesa de Ciências para criação de laboratórios conjuntos voltados ao melhoramento e desenvolvimento da soja constam nos atos.
O chefe do Executivo brasileiro também convidou a China, principal parceiro comercial do Brasil, para participar do megaleilão de petróleo do pré-sal, que será realizado no início de novembro.
Ao final da conversa com Xi Jinping, apesar de torcer para o Palmeiras, Bolsonaro o presenteou com uma camisa do Flamengo. O líder chinês é fã de futebol. Ao entregar o presente, Bolsonaro disse que o Flamengo é o ;melhor time brasileiro da atualidade;. O time carioca é o líder do campeonato brasileiro e está na final da Libertadores da América. (IS)