Politica

"Está um homem de coração aberto, estendendo a mão", diz Bolsonaro

A declaração foi feita pelo presidente em um evento em Abu Dhabi, onde ele pediu que os cerca de 500 empresários árabes presentes confiassem no Brasil

Ingrid Soares
postado em 27/10/2019 15:05
[FOTO1]

Em viagem aos Emirados Árabes Unidos, o presidente Jair Bolsonaro parece ter adotado um tom mais ameno. Na manhã deste domingo (27), ele declarou estar de ;coração aberto e mãos estendidas; e pediu confiança dos cerca de 500 empresários árabes presentes em evento em Abu Dhabi.
;Está um homem de coração aberto, estendendo a mão aos senhores, pedindo que confiem em nosso país;, emendando que o Brasil é ;um país de todas as raças, de todas a religiões, que comporta gente do mundo todo e convive em perfeita harmonia;, alegou.
Tendo em vista o potencial dos fundos soberanos das nações, o principal objetivo econômico do chefe do Palácio do Planalto é apresentar oportunidades para tentar atrair investimentos aos projetos de concessões e privatizações no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).
A reunião, no entanto, não contou com tradução para a imprensa ou para o presidente. Ainda assim, ele manteve um sorriso no semblante. Questionado, Bolsonaro ressaltou que mesmo sem entender, sua ;fisionomia; demonstrava satisfação e que sabia que ;era boa coisa a respeito do Brasil;, que estavam falando. ;Obviamente, minha fisionomia demonstrava satisfação. Sabia, mesmo sem entender o que estava sendo falado, que era boa coisa a respeito do Brasil;, argumentou.
Bolsonaro comentou brevemente sobre a situação econômica do país. O Brasil ;evoluiu 15 degraus na facilidade de fazer negócios;. No entanto, o Brasil recuou para a 124.; posição no ranking depois de ter ocupado o 109.; lugar na lista do ano passado, mesmo tendo registrado ligeira melhora na nota geral.
Neste domingo, em troca de atos internacionais, foram anunciados dois acordos bilaterais: O de assistência mútua em matéria aduaneira, que estreita a cooperação entre as autoridades aduaneiras de ambas as partes mediante troca de informações e o de troca e proteção mútua de informação entre os países.
Foram assinados memorandos sobre a formação de um fundo de cooperação para a expansão da capacidade produtiva do setor de armamentos, uma parceria estratégica relacionada ao desenvolvimento, produção e comercialização na área, cooperação em inteligência artificial e conservação de biodiversidades.
Nesta segunda-feira (28), a previsão é de que Bolsonaro desembarque em Doha, no Catar e participe de um encontro com o Xeique Tamin Bin Hamad Al Thani, Emir do Catar. Haverá ainda uma cerimônia de assinatura de atos no palácio real, uma reunião sobre as ;Perspectivas do Cenário Macroeconômico e do Ambiente de Negócios no Brasil; e uma reunião com o primeiro ministro do Estado do Catar, Abdullah Bin Nasser Bin Khalifa Al Thani. Por último, Bolsonaro visita o Estádio de Futebol Al Janoub e, em seguida, viaja para Riad, na Arábia Saudita.
Na agenda internacional de viagens, o presidente passou pelo Japão e pela China.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação