Politica

General Santa Rosa pede demissão da Secretaria de Assuntos Estratégicos

A função era subordinada à Secretaria-Geral da Presidência, que tem como ministro-chefe Jorge Antônio de Oliveira Francisco

Ingrid Soares
postado em 04/11/2019 20:44

[FOTO1]O general da reserva Maynard Marques de Santa Rosa pediu demissão da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência na manhã desta segunda-feira (4). A função era subordinada à Secretaria-Geral da Presidência, que tem como ministro-chefe Jorge Antônio de Oliveira Francisco. Além de Santa Rosa, a informação é de que outros cinco militares também deverão entregar seus cargos, acompanhando o general.

Santa Rosa era o último secretário nomeado pelo ex-ministro da pasta Gustavo Bebianno, demitido em fevereiro pelo chefe do Executivo. A saída do militar foi comunicada no início da tarde.

Interlocutores palacianos afirmaram ao Correio que a saída do secretário foi motivada por um desgaste na relação com o ministro-chefe Jorge Oliveira. Maynard havia assumido o posto no dia 14 de janeiro.

Na tarde desta segunda, no Palácio do Planalto, ao fim da cerimônia em alusão ao Dia do Servidor, Oliveira foi questionado repetidas vezes sobre a saída do general, mas absteve-se de comentários.

No final da noite, o porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, confirmou que o general pediu demissão, mas não comentou maiores detalhes. "Essa pergunta, em face do pedido de demissão de ser da lavra do general, a ele deve ser endereçada", concluiu.

Ainda hoje (4), foi exonerado o presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Miguel Proença. Quem ocupará o cargo será o atual diretor executivo da fundação, Leônidas de Oliveira. A Funarte não comentou a saída do presidente. Miguel Proença assumiu o cargo em fevereiro deste ano, no lugar do ator Stepan Nercessian.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação