Politica

Rede pede a cassação de Eduardo

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/11/2019 04:04
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) fez uma comparação da fala do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre o AI-5 com o culto ao nazismo na Alemanha, ao protocolar um pedido de cassação do mandato do filho do presidente Jair Bolsonaro no Conselho de Ética da Câmara, ontem. ;Se nós cogitarmos a possibilidade de que alguém pode arguir o retorno aos piores momentos da história nacional ou pode fazer sedição à ruptura da ordem democrática, teríamos de admitir que em outros países, como na Alemanha, fosse tolerável o culto ao nazismo;, afirmou.

O documento protocolado pela Rede cita quebra de decoro parlamentar. Para Randolfe, Eduardo se insurgiu contra o próprio juramento e atentou contra a ordem democrática.

A declaração de Eduardo sobre o AI-5, dada à jornalista Leda Nagle, provocou um terremoto político na semana passada e gerou críticas de diversos partidos. Além do pedido protocolado pela Rede, outros devem chegar ao Conselho de Ética nos próximos dias.

Eduardo Bolsonaro chegou a divulgar um pedido de desculpas depois que sua declaração sobre o AI-5 foi divulgada. Para Randolfe, no entanto, isso não muda nada.

Heleno
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou, ontem, que o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, virou ;um auxiliar do radicalismo do Olavo de Carvalho;, escritor considerado guru do bolsonarismo. O parlamentar deu a declaração ao comentar a fala do militar sobre a ideia do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) de se editar um ;novo AI-5;.

Ao jornal O Estado de S. Paulo, o ministro afirmou que se o Brasil registrar protestos similares aos que ocorrem no Chile, algo terá de ser feito e disse que editar um ;novo AI-5; exigiria estudos, pois o ;regime democrático; impõe que uma proposta como essa passe ;em um monte de lugares;.

;Acho que a frase dele foi grave. Além disso, ainda fez críticas ao Parlamento, como se o Parlamento fosse um problema para o Brasil. É uma cabeça ideológica. Infelizmente, o general Heleno virou um auxiliar do radicalismo do Olavo. É uma pena que um general da qualidade dele tenha caminhado nessa linha;, criticou Maia. O presidente da Casa disse, ainda, que há um pedido de convocação do ministro em análise na Câmara.




Saiba mais

Sem direitos

O Ato Institucional n; 5 foi o mais duro instituído pela ditadura militar, em 1968, ao revogar direitos fundamentais e delegar ao presidente da República o direito de cassar mandatos de parlamentares, intervir nos municípios e estados. Também suspendeu quaisquer garantias constitucionais, como o direito a habeas corpus. A partir da medida, a repressão do regime militar recrudesceu.




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação