Politica

Osmar Terra viajará à Argentina para posse de Alberto Fernández

Ministro da Cidadania será o representante do governo federal na cerimônia. Desde a eleição de Alberto Fernández para a presidência argentina, Bolsonaro havia descartado participar da posse

Augusto Fernandes
postado em 06/11/2019 18:09

[FOTO1]Após negar abertamente a possibilidade de viajar à Argentina para participar da posse do recém-eleito presidente do país, Alberto Fernández, Jair Bolsonaro decidiu enviar o ministro da Cidadania, Osmar Terra, para ser o representante do governo brasileiro na cerimônia, prevista para 10 de dezembro.

A informação foi confirmada pela assessoria de Terra nesta quarta-feira (6/11). Dessa forma, será a primeira vez desde 2002 que um presidente brasileiro não vai ao país vizinho para prestigiar a posse presidencial argentina. Em 2002, o então mandatário do país Fernando Henrique Cardoso não esteve em Buenos Aires durante o empossamento de Eduardo Duhalde.

De 1993 a 1996, Terra foi prefeito de Santa Rosa (RS), cidade próxima à fronteira do Brasil com a Argentina. Além disso, durante alguns anos do período da ditadura militar, o ministro morou na capital argentina.

A vitória de Fernández nas urnas não foi bem vista por Bolsonaro, que fez coro a favor da reeleição de Mauricio Macri na campanha eleitoral. Após o resultado das urnas, o presidente brasileiro chegou a dizer que a Argentina havia escolhido mal e ainda não parabenizou Fernández pela eleição.

O chefe do Palácio do Planalto também se mostrou incoformado com a atitude de Fernández ao pedir a liberdade do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante o primeiro discurso como presidente eleito e ao postar uma foto, horas antes do resultado das eleições, fazendo o gesto do "L" com uma das mãos ; em referência ao movimento "Lula livre".

Diante desse cenário, a tendência é de que o relacionamento entre os dois seja estritamente pragmático. Bolsonaro já sinalizou que, da parte dele, não fará qualquer esforço para buscar um relacionamento mais próximo com Fernández, a exemplo da boa convivência que mantém com Macri, mas garantiu que não retaliará as relações com a Argentina e espera do presidente eleito no país vizinho uma postura comercialmente semelhante à do seu rival nas eleições.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação