Politica

A ideia é deixar de morar em São Bernardo

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 11/11/2019 04:03
[FOTO1]

Depois de mais de 40 anos vivendo em São Bernardo do Campo (SP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cogita a possibilidade de deixar a cidade do ABC onde construiu sua carreira política para morar em São Paulo. Lula autorizou auxiliares a procurar um imóvel onde quer viver com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, sua namorada e com quem anunciou que pretende se casar.

A amigos, Lula tem dito que não tem mais vínculos com a cidade do ABC desde que a ex-primeira-dama Marisa Letícia morreu em fevereiro de 2017. Três de seus cinco filhos vivem na capital paulista. Lurian, a primogênita, mora no Rio. O único que continua em São Bernardo é Marcos, filho do primeiro casamento de Marisa.
Lula também já revelou ter o sonho antigo de voltar a morar no Nordeste, região na qual nasceu, mas que deixou ainda aos 5 anos com a mãe, dona Lindu, e outros sete irmãos para viver em Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, no litoral de São Paulo.

Instituto parado
Pessoas próximas têm incentivado Lula a aproveitar o relacionamento com Janja para mudar de hábitos. Amigos dizem que há décadas a vida social do ex-presidente é vinculada à política. Ele costumava sair pouco para atividades de lazer, mesmo em viagens internacionais, e os momentos de diversão quase sempre eram em sua própria casa ou nas de amigos. Esses amigos acham que, em São Paulo, Lula poderia sair mais.

Depois de 19 meses preso e de ter a vida chacoalhada pela Lava-Jato, Lula ainda não sabe ao certo como será sua rotina. O Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, onde dava expediente todos os dias depois que deixou a Presidência, em 2011, está praticamente parado depois que sofreu uma devassa da Receita Federal e teve as contas bloqueadas. Alguns colaboradores não recebem salários há meses. Muitos deles buscaram outros empregos. Não há verba para a realização de eventos e atividades.



Debate no Twitter
Políticos tanto da oposição quanto aliados ao governo utilizaram as redes sociais neste domingo para comentar sobre a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e normativa de prisão após a segunda instância. De manifestações calorosas a amenas, deputados federais, lideranças políticas e senadores expuseram suas opiniões sobre o tema em suas contas oficiais do Twitter. Do lado da oposição, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) disse que ;fica impressionado com o medo que tanta gente armada tem de um homem desarmado;, sem citar nominalmente o ex-presidente nem mencionar adversários políticos. ;Lula está solto, mas ainda é condenado. Ele voltará para a cadeia, a não ser que os atuais poderosos consigam novo acordo para livrar o petista em troca da salvação de um pescoço amado;, disse a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP).




Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação