Politica

Fake news : campanha é finalista

postado em 14/11/2019 04:14

A campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra fake news disputará a fase final do 16; Prêmio Innovare, na categoria Tribunal. A série de medidas e estratégias de comunicação adotada pela Corte durante as eleições de 2018 buscou impedir a propagação de informações falsas e esclarecer fatos sobre o processo eleitoral. A iniciativa continua em 2020. Um comitê gestor do tribunal prepara ações voltadas ao enfrentamento da desinformação na próxima disputa eleitoral de prefeitos.

A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, ressaltou a importância do papel da Justiça no combate às informações falsas. ;É consenso que a desinformação afeta os diferentes setores e atividades da sociedade e põe em dúvida a credibilidade das instituições. Ciente dessa realidade, a Justiça Eleitoral assume a sua parcela de responsabilidade e também age provocando o envolvimento dos demais atores sociais nesta cruzada, que é coletiva;, disse.

A entrega do Prêmio Innovare será realizada em 3 de dezembro, às 11h, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Uma pesquisa do Instituto Reuters indica que o Brasil tem a maior parcela (85%) de entrevistados aflitos sobre o que é real ou falso na internet, quando se fala de notícias. Esta semana, o comitê gestor do TSE se reuniu com representantes de gigantes da tecnologia onde a desinformação é comum.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação