Jornal Correio Braziliense

Politica

''Rodrigo Hilbert da PF'' pensa em escrever livro sobre Lula na prisão

Jorge Chastalo, de 46 anos, avalia se registrará os 580 dias em que conviveu com o ex-presidente na prisão em Curitiba

[FOTO1]Famoso nas redes sociais como o "policial federal gato" e como "Rodrigo Hilbert da PF", o agente da corporação Jorge Chastalo, de 46 anos, avalia se escreverá um livro sobre os 580 dias em que conviveu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na prisão em Curitiba.

De acordo com o policial, a ideia partiu do escritor cubano Leonardo Padura após uma visita ao ex-presidente. "Ele (Padura) disse que eu tinha obrigação de escrever e que era uma testemunha da história. Para ele, isso se sobrepõe a qualquer outra questão", disse Chastalo ao jornal O Globo.

No entanto, segundo o agente, o escritor não foi o único a sugerir. Ele conta que, em outra ocasião, um ex-senador petista ; o nome não foi revelado ; que visitou Lula o presenteou com um livro sobre Nelson Mandela. "Isso é para você se inspirar", sugeriu ao policial.

Chastalo diz que se preocupa com as implicações legais de um livro sobre Lula, com quem nunca tratou sobre a possibilidade. "Tenho sido cobrado sobre isso por bastante gente, inclusive por colegas da Polícia Federal e amigos do Judiciário. Mas não quero me aproveitar disso. Tenho que ser o mais profissional possível", alega.