Politica

Relator vota para aumentar pena de Lula para 17 anos de prisão

Ainda faltam os votos de dois ministros no julgamento sobre o processo relacionado ao Sítio de Atibaia

Renato Souza
postado em 27/11/2019 16:00
[FOTO1]O desembargador João Pedro Gebran Neto, relator do processo relacionado ao Sítio de Atibaia, votou, nesta quarta-feira (27/11), para manter a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e para aumentar a pena para 17 anos de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Na primeira instância, Lula foi condenado a 12 anos e 11 meses de cadeia.

Ainda faltam o voto de dois desembargadores na 8; Turma Criminal do TRF-4. O Tribunal julga um recurso do ex-presidente que pede a nulidade de todo o processo alegando parcialidade do ministro da Justiça, Sérgio Moro, ex-juiz do caso na 13; Vara Federal de Curitiba.

No entanto, Gebran também não viu conduta inadequada de Moro no curso do processo. Além disso, os defensores do petista alegam que a sentença de primeira instância deve ser anulada com base em uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), com base na ordem da apresentação das alegações finais em um processo.

Na ação penal, o ex-presidente é acusado de receber propina do Grupo Schain, de José Carlos Bumlai, e das empreiteiras OAS a Odebrecht por meio das reformas no sítio frequentado pelo petista e seus familiares. O réu nega as acusações e diz que é alvo de perseguição política.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação