Politica

Nova secretária do Audiovisual integrou dossiê que cogitou fim da Ancine

A nova titular, Katiane de Fátima Gouvêa, é associada a um documento que, meses atrás, fez o presidente cogitar extinguir a Ancine (Agência Nacional de Cinema)

Ingrid Soares
postado em 27/11/2019 17:24
[FOTO1]Em mais uma dança das cadeiras, o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) nomeou a consultora em comércio exterior Katiane de Fátima Gouvêa como Secretária do Audiovisual da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. A confirmação foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (27/11). Gouvêa entra na vaga de Ricardo Rihan, que permaneceu 90 dias no cargo.

A substituição foi um pedido do secretário especial de Cultura, Roberto Alvim, que está a frente da pasta desde o último dia 7. Ele não é afeito a Rihan, que era próximo de Sérgio Sá Leitão, ministro da Cultura no governo Michel Temer, e Christian Castro, ex-presidente da Ancine.

A ideia é de que novas alterações nos quadros de chefia aconteçam até a próxima sexta-feira (29/11) com nomes alinhados ao perfil ideológico e conservador de Alvim.

Além de ser membro da Cúpula Conservadora das Américas, Katiane Gouvêa se candidatou a deputada federal no ano passado, pelo PSD, com o nome de Katiane da Seda. No entanto, não se elegeu. A nova secretária não possui experiência direta na área da cultura, no entanto, teve seu nome ligado a um documento que, meses atrás, incentivou o presidente Bolsonaro a quase extinguir a Ancine (Agência Nacional de Cinema).

Bolsonaro recebeu um relatório de projetos aprovados pela agência que considerou absurdos, como ;Born to Fashion;, um reality que se propõe a revelar modelos trans.

Esta não é a primeira troca pasta. Em outubro, 19 servidores da Fundação Nacional de Artes (Funarte) foram demitidos. Dias depois, o ministro da Cidadania, Osmar Terra, recuou e reconduziu os funcionários aos postos

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou no último dia (7/11), (data em que Alvim assumiu a pasta), que ele teria ;porteira fechada; para a tomada de decisões na pasta. O presidente ainda ironizou dizendo que ;a classe artística ficaria feliz; com a nomeação.

O chefe do Executivo chegou a adiantar que Alvim implementaria mudanças na Biblioteca Nacional e na Ancine. Ele é conhecido por polêmicas, como quando chamou a atriz Fernanda Montenegro, de 90 anos de ;sórdida;. No fim de setembro, a atriz também foi alvo de ofensas. Em uma postagem no Facebook, chamou Montenegro de "intocável" e "mentirosa", o que provocou reação da classe artística.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação