Politica

Bolsonaro: ''Leonardo DiCaprio está colaborando com queimada na Amazônia''

Fala foi relativa a acusação de que o ator teria doado cerca de 500 mil dólares para uma ONG

Ingrid Soares
postado em 28/11/2019 22:36
[FOTO1]Em live na noite desta quinta-feira (28/11), o presidente Jair Bolsonaro ironizou as doações que o ator e ativista Leonardo DiCaprio teria realizado em prol de uma ONG;s ambiental. A organização seria a mesma, segundo Bolsonaro, responsável por incêndios criminosos na Amazônia. O chefe do Executivo também voltou a criticar ONGs ambientalistas, reforçando uma possível autoria por parte delas nas queimadas. Para basear os comentários, ele citou a prisão preventiva dos quatro brigadistas da organização Brigadas de Alter do Chão do Pará, acusados de serem os responsáveis por queimadas no mês de setembro.

;Primeiro me atacaram na questão de derrubada na Amazônia. Depois vieram as queimadas, me acusaram de ser conivente. Falei que suspeitava de ONG;s, pronto. A imprensa comendo meu fígado pelo Brasil, disseram que era irresponsabilidade... Bem, a casa caiu;, disparou o chefe do Executivo.

E emendou: ;Uma ONG contratou 70 mil por uma foto de queimadas. Então o que o pessoal da ONG fez? O que é mais fácil? Tocar fogo, tira foto, filma, a ONG divulga, faz campanha contra o Brasil, entra em contato com Leonardo DiCaprio e ele doa 500 mil dólares para essa ONG. Uma parte foi para o pessoal que estava tacando fogo. Ô Leonardo, você está colaborando com a queimada na amazônia, assim não dá;, disparou Bolsonaro. Mais cedo, o filho n; 02, o deputado federal Eduardo Bolsonaro fez comentários semelhantes.

Bolsonaro ainda pediu que não sejam feitas doações às organizações. ;Não doe dinheiro para ONG, acabe com essa história. Não estão lá para preservar o meio ambiente, estão lá em causa própria. Estava circulando uma foto dos quatro ongueiros parece que é verdadeiro, não tenho certeza. Os caras vivendo em luxúria de fazer inveja para qualquer trilionário e ganhando a vida como? Tacando fogo na Amazônia! Grande jogada. Taca fogo na Amazônia, divulga as imagens e ganha um dinheirinho do Leonardo DiCaprio. Ô DiCaprio pisou na bola, hein?P elo amor de Deus;, reiterou o presidente.

Carne mais cara

Sobre a alta do preço da carne, o presidente da República afirmou ;lamentar; e que dentro de três a quatro meses os preços devem voltar à normalidade. ;O pessoal está reclamando do preço da carne. Com razão. Subiu. Na nossa andança pelo mundo, o mundo começou a comprar da gente. Está faltando. Começa a vender mais, está faltando na prateleira. Infelizmente, isso acontece. Eu não posso querer tabelar o preço da carne, congelar. Não posso. Não vou fazer isso daí. A nossa política é de mercado aberto;, afirmou.

O chefe do Executivo indicou que a expectativa é de que os preços caiam nos próximos meses. ;Conversei hoje com a ministra Tereza Cristina [Agricultura], ela acha que daqui a três, quatro meses, volta à normalidade. Porque o pecuarista está buscando meios de aumentar a produtividade;, explicou.

;Não podemos tomar medidas aqui que não deram certo em nenhum lugar do mundo: tabelamento de preço, obrigar a exportar menos para abastecer o mercado interno. Aqui é livre concorrencia. Daqui a pouco volta ao normal. Lamento aí;.

Excludente de ilicitude

Bolsonaro também comentou que o objetivo do decreto que assinou para encaminhar a proposta de excludente de ilicitude em caso de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) é o de garantir a segurança dos policiais e agentes das Forças Armadas que estiverem ;entrando em territórios onde o terrorismo está instalado;. Ele defendeu que o projeto de lei não tem por trás uma intenção de contenção de manifestações "na base da bala".

"Se um governador entende que tem que mandar uma Força [de Segurança Nacional] para lá, eles estão indo num ambiente onde praticamente o terrorismo está instalado, pessoal queima ônibus, atenta contra a vida de inocentes, depreda patrimônio público e privado, taca fogo em ônibus" disse o presidente.

E criticou: ;O pessoal acha que as Forças Armadas têm que chegar com rosas, soltando beijinhos, a GLO não é uma ação social;, disse. ;Se o lado de lá tiver um comportamento hostil pode receber tiro do lado de cá. [;] Se o pessoal das forças de segurança encontrar alguém ameaçando vítimas, portando armas de forma ostensiva, pode o sniper atirar e ser condecorado por isso;.

O presidente ressaltou, no entanto, que a medida precisa ser aprovada pela Câmara e Senado.

;Se não passar tudo bem, eu entendo. Ninguém quer matar ninguém, mas se o cara tá armado, mete fogo nele. Tenho certeza que se for aprovado, assinou, o pessoal já tá em casa, não vai mais ficar na rua portando uma arma de fogo ostensiva;, declarou.

É isso que estou pedindo. Essa deturpação que quero conter manifestações a base da bala é desinformação por parte de setores da mídia, estamos cansados dos desmandos por parte da marginalidade. Vai passar pelo parlamento se Deus quiser;, concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação