Jornal Correio Braziliense

Politica

Eduardo Bolsonaro terá que travar duas batalhas no Congresso

Deputado poderá ser suspenso pelo PSL. Na Comissão de Ética, maioria deve votar pela punição do parlamentar que evocou AI-5

[FOTO1]O líder do PSL na Câmara, deputado Eduardo Bolsonaro (SP), terá que travar batalhas em duas frentes na próxima semana: no Comitê de Ética da Casa e na própria legenda. O filho 03 corre o risco de ser suspenso por um ano com outros 13 colegas, por um pedido feito pela Executiva Nacional do PSL. A cúpula do partido entende que o grupo violou as regras internas ao questionar a transparência da legenda e a conduta do presidente da sigla, Luciano Bivar.

Na Comissão de Ética da Câmara, o deputado responde por ter afirmado que o AI-5 seria uma solução para o caso de uma suposta radicalização da esquerda, e por ter compartilhado uma hashtag, nas redes sociais, comparando a deputada e colega de partido Joice Hasselmann à personagem Peppa Pig. Sobre a manifestação a respeito de um dos mais duros atos institucionais proferidos na ditadura militar, o Correio apurou que mais de dois terços dos 21 deputados devem votar contra o deputado.

Na Comissão de Ética, Eduardo Bolsonaro poderá sofrer censura verbal ou escrita, suspensão de prerrogativas regimentais, suspensão temporária do exercício do mandato e até a perda do mandato, pedida pelos partidos que fizeram a denúncia (Rede, PT, PCdoB e PSol). Uma eventual cassação teria que ser aprovada em plenário com apoio da maioria absoluta, isto é, 267 deputados favoráveis.

O deputado ainda poderá recorrer à Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ). Na última quarta-feira, Eduardo Bolsonaro se mostrou confortável ao falar sobre o Conselho de Ética. ;Não cometi crime nenhum. Estou aqui por dois motivos: por ter citado o AI-5. Um processo totalmente ideológico, já que é impetrado em conjunto pela Rede, PT, PCdoB e PSol. E, com relação a uma sátira que eu fiz no Twitter, divulgando uma hashtag que estava crescente, deixe de seguir a Peppa, uma menção satírica com relação à deputada Joice Hasselmann, que se enquadra na liberdade de expressão;, argumentou. ;Minha defesa é ainda mais confortável em virtude do artigo 53 da Constituição, que garante a imunidade dos parlamentares por opiniões, palavras e votos;, completou.

Bia Kicis (PSL-DF) que poderá sofrer suspensão de seis meses, e Bibo Nunes (PSL-RJ), de um ano, também criticaram a postura do partido. ;Nós estamos sendo orientados por advogados. A gente acha que é um processo absurdo, sem correspondência com os fatos e desproporcional. Suspender parlamentares porque apoiamos o presidente da República e queremos transparência no partido? Isso é absurdo. Isso expõe o partido mais do que um pedido de transparência;, afirmou a parlamentar. Bia também destacou que foi eleita pelo PRP, partido que se fundiu ao Patriota, o dono de seu mandato. Por isso, ela afirmOU que poderia deixar a legenda quando quisesse, embora prefira ficar por lealdade aos colegas. Disse, ainda que, se sair, o PSL fica sem deputado federal no DF e perde a verba partidária do diretório local.