Politica

Homologada delação de hacker

postado em 04/12/2019 04:14

O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10; Vara Federal de Brasília, homologou o acordo de delação premiada do hacker Luiz Henrique Molição, acusado de participar da invasão a celulares de diversas autoridades. Entre os alvos dele e dos demais envolvidos na ilegalidade, de acordo com a Polícia Federal, estão o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e o coordenador da força-tarefa da Lava-Jato no Paraná, Deltan Dallagnol. O hacker concordou em detalhar o esquema ao Poder Judiciário e em apresentar provas e documentos sobre como ocorria a invasão aos celulares e quais conteúdos foram extraídos. Por conta do acordo, ele deve deixar a prisão e responder ao processo em liberdade.

Ele é alvo de um inquérito da PF, com Walter Delgatti Júnior, apontado como líder do grupo, e outros suspeitos. O magistrado concedeu mais 15 dias para que a corporação conclua as investigações. O acordo foi homologado na noite de segunda-feira. Os presos foram alvo da Operação Spoofing, deflagrada pela PF. Delgatti Júnior confessou à polícia ter entrado em contato com o jornalista Gleen Greenwald, do site The Intercept.

O portal publicou uma série de reportagens sobre supostos diálogos trocados entre Moro e procuradores da Lava-Jato. As publicações são usadas pela defesa do ex-presidente Lula como fundamentos para tentar anular o processo relacionado ao triplex do Guarujá. Os advogados do petista alegam que Moro agiu politicamente na condução do caso. (RS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação