Politica

Financiamento de bancos públicos para a Região Nordeste cai em 2019

Levantamento de bancos públicos analisado pelo Correio revela que, até julho, os estados da região receberam apenas 2,2% do total de novos empréstimos autorizados por bancos públicos

Bernardo Bittar, Luiz Calcagno
postado em 27/12/2019 06:00
Levantamento de bancos públicos analisado pelo Correio revela que, até julho, os estados da região receberam apenas 2,2% do total de novos empréstimos autorizados por bancos públicosPreconceitos contra mulheres, negros, LGBTs (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgênero), indígenas, nordestinos e pobres interferem na economia e no desenvolvimento do Brasil. Um exemplo foi a redução de concessão de crédito no Nordeste, após ataque do presidente Jair Bolsonaro aos nordestinos. Ele disse que, ;daqueles governadores de ;paraíba;, o pior é o do Maranhão; ; referência ao governador Flávio Dino (PCdoB-MA).

Levantamento de bancos públicos analisado pelo Correio revela que, até julho, os estados da região receberam apenas 2,2% do total de novos empréstimos autorizados por bancos públicos ; um percentual muito menor do que os 21,6% em 2018 e do que os 18,6%, em 2017. ;A percepção é justamente essa. Um presidente tem influência entre os eleitores e no mercado. Coisas assim legitimam e repercutem na sociedade, trazendo desvantagens às pessoas, ainda que por omissão;, declara o cientista político Carlos Alberto Moura, analista da HC7 Pesquisas.

Bolsonaro alegou que o baixo volume de financiamentos se deve à alta inadimplência dos municípios nordestinos. Mas as informações do Tesouro Nacional mostram que não há diferenças regionais nos débitos nem impedimento legal para que os repasses ocorram.

O especialista acredita que parte do discurso de Bolsonaro sobre os nordestinos respinga em seu maior inimigo político, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que nasceu na região. A rejeição ao petista bateu recordes após ele ser condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP) e ser preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O ex-presidente acabou sendo libertado depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu proibir a detenção antes de esgotados todos os recursos judiciais.

;Foi nessa época de ;baixa; do Lula que o presidente intensificou essas questões, em que abordava os ;paraíbas; em conversas privadas e áudios que vazaram para a imprensa;, acrescenta Carlos Alberto. O analista reforça a intransigência de tratar temas políticos com agressões. ;É necessário refinar o discurso do presidente, especialmente para diminuir questões tratadas como ;foro íntimo;. Não existe isso enquanto está no exercício do cargo.;

A reportagem procurou a Presidência da República para que comentasse sobre os assuntos, mas foi orientada a ouvir os ministérios relacionados aos temas. O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos não respondeu. O da Cidadania disse que os assuntos não estão sob sua responsabilidade. Já sobre o Nordeste, o Ministério do Desenvolvimento Regional informou, por nota, que ;atua em diversas frentes para promover a redução das desigualdades sociais no país e fomentar o desenvolvimento das regiões;. Segundo o órgão, neste ano, ;48,3% dos recursos da pasta foram para a Região Nordeste, o que representa R$ 12,5 bilhões do total de R$ 25,9 bilhões;. ;O montante inclui todos os investimentos, financiamentos e custeio do Ministério e de seus órgãos vinculados. As políticas públicas são nas áreas de habitação, segurança hídrica, desenvolvimento regional e urbano, defesa civil, mobilidade e saneamento básico;, disse a pasta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação