Politica

'Dá vontade de entrar com uma voadora na ilha', diz Bolsonaro sobre Noronha

O presidente disse que o problema seria resolvido com novas licitações. Acordo vigente vale até 2025

Correio Braziliense
postado em 09/01/2020 21:12

um homem e uma mulher sentadosEm descanso no Guarujá, o presidente Jair Bolsonaro não fugiu do compromisso das lives semanais. Vestido com uma camisa do Goiás  Esporte Clube, nesta quinta-feira (9/1), o presidente criticou a  concessão de Fernando de Noranha (PE). A licitação foi firmada em 2010 e é vigente até 2025, a ilha é administrada pela Econoronha. “Dá vontade de entrar com uma voadora na ilha, mas temos que respeitar os acordos feitos pela Dilma. O  turismo  para alguns grupos se darem bem”. criticou. 

 

De acordo com o presidente, Fernando de Noronha “virou um paraíso de um pessoal que resolveu tomar para si”. Isso, porque os preços cobrados para permanecer na ilha, segundo Bolsonaro, são abusivos. “Pense bem antes de ir a Fernando de Noronha, vão tirar seu escalpe”, alertou. Para ele, a questão seria resolvida com uma  nova licitação. “Novas concessões acabam com essa brincadeira”, disse. 

 

Hoje, é cobrado uma taxa no  valor de R$ 68,74 para permanecer na llha por dia. O presidente já tinha se manifestado anteriormente, nas redes sociais, contra essa taxa, que ele chamou de “roubo”. 

 

 

 

Em resposta ao presidente Bolsonaro, a administração da Ilha de Fernando de Noronha publicou uma nota sobre taxas cobradas e as melhorias desenvolvidas na ilha. Leia abaixo!

 

"O próximo passo da gestão estadual, em Noronha, é a mudança gradual da matriz energética da Ilha, para que em 2030 toda ela funcione com energia renovável. 

A respeito da cobrança de taxas federais aos turistas, como a mesma não compete à administração local, seja a definição de valores ou a sua aplicação, acreditamos que seja tema para pronunciamento do Ministério do Meio Ambiente, pois são recursos recolhidos pelo Governo Federal. Em Noronha, seguiremos o intenso e produtivo trabalho de consolidação da Ilha como uma referência internacional em sustentabilidade, com preservação da natureza mas, também, desenvolvimento, requalificação da infraestrutura, a exemplo do Porto (obra concluída) e da instalação de iluminação LED na BR (a iniciar ainda em janeiro) e com um forte olhar voltado aos seus moradores. Uma série de intervenções estão sendo realizadas, como a entrega de 26 novas casas populares, requalificação de 11 ruas, melhoria das estruturas da Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago, do Hospital São Lucas, otimização da limpeza urbana e a devida destinação dos resíduos sólidos."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags