Politica

Assuntos da pauta econômica provocam embates dentro do governo

Apenas a aprovação da reforma da Previdência no ano passado é insuficiente para promover o reequilíbrio das contas públicas

Correio Braziliense
postado em 14/01/2020 06:00

Apenas a aprovação da reforma da Previdência no ano passado é insuficiente para promover o reequilíbrio das contas públicasA Presidência e a equipe econômica terão que estar afinados ao longo do ano para evitar políticas voltadas às renúncias fiscais. Apesar de o governo não correr o risco de descumprir a meta fiscal e a regra do teto de gastos, não serão poucos os desafios. Apenas a aprovação da reforma da Previdência no ano passado é insuficiente para promover o reequilíbrio das contas públicas. O assessor parlamentar Leonardo Cezar Ribeiro lembra que, em anos eleitorais, os gastos públicos tendem a subir. 


Por esse motivo, o ideal é o governo evitar uma política econômica expansionista diante do atual cenário. O principal desafio na área econômica será conter o viés deficitário do Orçamento. “Dificilmente haverá aumento de carga tributária e a rigidez da despesa tende a permanecer elevada. A grande fragmentação partidária favorece a influência dos grupos de interesse no processo orçamentário, que conseguem impedir cortes em certas áreas do Orçamento”, avaliou. 

A economista Alessandra Ribeiro, sócia da Tendências Consultoria, alertou que, a partir de 2021, a dívida pública deve ficar acima de 80% do Produto Interno Bruto (PIB). A projeção feita por ela é de alcançará o pico de 86%, em 2026. “Temos uma visão mais positiva da retomada da economia, mas ainda está longe de tudo estar garantido”, alertou. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags