Politica

Bolsonaro diz que estuda recriar Ministério da Segurança

O pronunciamento foi feito por meio de live transmitida nas redes sociais do chefe do Executivo

Correio Braziliense
postado em 22/01/2020 18:28
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na tarde desta terça-feira (22) que estudará a recriação do Ministério da Segurança Pública. A pasta foi criada em 2018, no governo do ex-presidente Michel Temer, e extinto por Bolsonaro no enxugamento da Esplanada. Atualmente, a área está vinculada à Justiça e é comandada pelo ex-juiz Sergio Moro. O pronunciamento foi feito em live transmitida nas redes sociais do chefe do Executivo em meio a uma reunião com secretários de segurança de vários estados e do DF que apresentaram uma lista de pedidos da área. Entre as demandas, além da recriação da pasta, está a isenção de IPI para materiais de segurança, mais recursos para fundos, transferência de presos de alta periculosidade O mandatário do país reconheceu que os índices de violência seguem altos no país.

“É dever de todos, sem exceção, zelar pela segurança pública. Todas as sugestões serão analisadas e buscaremos, na medida do possível, dar uma solução para esse problema. Apesar do trabalho dos senhores ter diminuído o índice de violência, reconhecemos que ainda está em alta do ponto de vista aos números de outros países. A busca pela diminuição da violência pelo Brasil tem de ser compartilhada por todos nós. Resolvendo parte, diminuindo os índices da violência,  a gente faz a economia rodar, muita coisa acontecer. As sugestões serão levada em contas para a gente atender”.

"[A série de demandas] passa pela isenção de IPI para material de segurança, passa por questões de telefonia, passa por mais recursos com fundos, e em uma proposta também que trouxeram aqui, que seria a possibilidade da recriação do Ministério da Segurança. Talvez, pelo anseio popular de ter dificuldade nessa área, de ser talvez o ponto mais sensível em cada estado, essa possível recriação poderia melhor gerir a questão da segurança. É esse o entendimento dos senhores?". Ao que os secretários confirmaram, Bolsonaro afirmou que estudará as demandas apresentadas. "Então, a gente vai estudar. Estudaremos essas questões aqui e daremos uma resposta o mais rápido possível”.

O secretário de Segurança da Bahia, Maurício Teles Barbosa, sugeriu o retorno de um ministério exclusivo para segurança. "Temos que tentar de uma certa forma dar um olhar pouco mais próximo à pasta da Segurança para que a gente tenha essas questões sendo tratadas de uma forma direta", apontou.

No final do ano passado, questionado sobre a possibilidade de dividir as pastas, Bolsonaro disse que se tratava de uma “fake news”.

Participaram da reunião com o presidente: o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge Antonio de Oliveira; o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos; o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; o secretário de estado de segurança pública do Distrito Federal, Anderson Gustavo Torres; o secretário de segurança pública do Amazonas, Louismar Bonates; o secretário de segurança pública da Bahia, Maurício Teles Barbosa; o secretário de segurança pública do Goiás, Del. PF Rodnei Rocha Miranda; o secretário de segurança pública do Maranhão, o delegado Jeferson Miler Portela e Silva; o secretário de segurança pública do Mato Grosso, Alexandre Bustamante; o secretário de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira; o secretário de estado de segurança pública e defesa social do Pará, Ualame Fialho Machado; o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua V. Cavalcanti; o secretário de Estado de Segurança Pública do Paraná, Cel Rômulo Marinho Soares; o secretário geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Márcio Pereira Basílio; o secretário de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, Mário Lúcio Alves de Araújo; o secretário de Gestão Administrativa da PC do Estado do Rio de Janeiro, Flávio Marcos Amaral; o secretário de Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, José Hélio Cysneiro Pachá; o secretário de Segurança Pública de Roraima, Cel Olivan Pereira de Melo Júnior; o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, delegado Paulo Norberto Koerich; o secretário adjunto de segurança Pública de Sergipe, Cel. José Pereira de Andrade Filho e o secretário do Conselho Nacional de Segurança Pública, Major Moacir Almeida Simões.

O ministro Moro, no entanto, não participou do encontro. Ele estava em reunião com representantes do governo dos EUA sobre crimes cibernéticos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags