Politica

Bolsonaro: Fenaj acha que eu tenho que ser subserviente e servil a imprensa

O presidente voltou a comentar levantamento que mostra que ele foi responsável por 121 de 208 ataques contra veículos de comunicação e jornalistas, em 2019

Correio Braziliense
postado em 23/01/2020 20:22

O presidente voltou a comentar levantamento que mostra que ele foi responsável por 121 de 208 ataques contra veículos de comunicação e jornalistas, em 2019O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a falar sobre o levantamento divulgado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) sobre ataques à imprensa.  A pesquisa mostra que, em 2019, o chefe do Executivo foi responsável por 121 de 208 ataques contra veículos de comunicação e jornalistas, o que representa 58% do total. 

 

“A Federação Nacional de Jornalistas está me dizendo que a imprensa sofreu violentos ataques ano passado e 58% dos ataques quem é que desferiu? Eu. Então eu estou há alguns dias sem falar com a imprensa porque não quero mais magoar a imprensa. Eles estão reclamando. Então eu acho que se a Fenaj retirar, mudar esse posicionamento, eu volto a falar”, disse em transmissão feita pelo Facebook, nesta quinta-feira (23/1). 

 

E emendou: “No ano passado, nos seis primeiros meses, atendi mais de cem jornalistas. Durante uma semana, nesse quebra-queixo que eu geralmente faço na saída e na volta aqui na frente do Alvorada, numa dessas semanas, deu quase três horas de conversa com a imprensa. Mas quando alguns jornalistas ficam ali, abusando, logicamente a gente dá, no momento ali... Não tem soco, não tem tapa, nem teve nenhum palavrão até hoje. A gente responde também de forma um pouco exaltado porque somos seres humanos e a Federação não gosta. Acha que eu tenho que ser subserviente, servil e eternamente educado com eles. Até que estou sendo eu acho. Mas tudo bem”, apontou. 

 

Na manhã desta quinta-feira (23), Bolsonaro quebrou o “hiato” e falou com jornalistas antes de embarcar para a Índia. No último dia 22, Bolsonaro evitou falar com a imprensa na saída do Palácio da Alvorada e disse que era para evitar “agressões”, em alusão à pesquisa. Bolsonaro chegou a afirmar ainda que só voltaria a conversar com a imprensa quando o processo contra ele fosse retirado. O problema é que a Fenaj, que fez o levantamento, não entrou com uma ação na Justiça. A entidade nega ter entrado com alguma medida jurídica, embora admita que, junto de outras entidades, esteja articulando algum posicionamento.   

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags