Publicidade

Correio Braziliense

Coronavírus: Mourão diz que portos e aeroportos estão preparados

Além disso, o presidente em exercício garantiu que o Ministério da Saúde está monitorando o vírus


postado em 27/01/2020 19:59

(foto: Arquivo Pessoal)
(foto: Arquivo Pessoal)
O presidente em exercício, Hamilton Mourão (PRTB), afirmou, na noite desta segunda-feira (27), que os portos e aeroportos brasileiros estão preparados para receber possíveis pacientes infectados com coronavírus e que o Ministério da Saúde possui um centro de monitoramento.

 

Questionado se o vírus é um caso de preocupação, Mourão respondeu: “Não. No nosso caso aqui, não. Desde o dia 22 de janeiro foi acionado o protocolo para esse tipo de vírus. Os portos e aeroportos estão vigiados. Existe, no Ministério da Saúde, um centro de monitoramento. Existem aqueles hospitais de referência que estão preparados para receber pessoas que, por acaso, aparecerem infectadas pelo vírus”, defendeu.

 

E emendou: “Mas no nosso caso aqui, não temos viajantes chegando da China. Também não temos aeronaves que vem direto de lá. As pessoas quando vão para lá, fazem escala na Europa ou em outros países. Então não temos ainda nenhum problema. O único caso é aquele lá das Filipinas que o Itamaraty está acompanhando de uma família que provavelmente estaria infectada”, relatou.

 

Perguntado sobre a possibilidade do vírus chegar ao Brasil, o presidente interino foi enfático ao dizer que existe a chance: “Seria leviandade de minha parte dizer que vai chegar ou que não vai chegar. Existe uma possibilidade. Vários países já receberam pessoas infectadas pelo vírus, nós não sabemos ainda, vamos dizer, a medicina ainda não definiu qual é o grau, existe até uma reportagem do The Guardian, acho que está no Youtube, de um médico que fez uma análise e ainda não é considerado um vírus como foi o Sars”, concluiu. 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade