Politica

Witzel não telefonou para se desculpar por vídeo, diz Mourão

No último domingo (26), o governador do Rio divulgou um vídeo no qual telefona a Mourão, mas não avisa ao general que a conversa está no viva voz e sendo filmada e, muito menos, pede autorização para divulgá-la

Correio Braziliense
postado em 27/01/2020 21:56

No último domingo (26), o governador do Rio divulgou  um vídeo no qual telefona a Mourão, mas não avisa ao general que a conversa está no viva voz e sendo filmada e, muito menos, pede autorização para divulgá-laO presidente em exercício, Hamilton Mourão (PRTB),  afirmou na noite desta segunda-feira (27) que o governador do Rio, Wilson Witzel, não telefonou para se desculpar a respeito da gravação do vídeo.

 

"O governador do Rio? Não. Deixa pra lá esse caso. Vira essa página", desconversou.

 

Pela manhã, no último domingo (26), o governador do Rio divulgou, em sua conta oficial no Twitter, um vídeo no qual telefona a Mourão e pede apoio para o envio de água potável para a população atingida pelas fortes chuvas no Norte e no Nordeste do estado carioca. Porém, Witzel não avisa ao general que a conversa está no viva voz e sendo filmada e, muito menos, pede autorização para divulgá-la. A tentativa de mostrar proatividade em relação à causa acabou gerando indisposição com o alto escalão do governo.

 

Nesta segunda, o presidente em exercício se mostrou chateado com a gravação do telefonema e afirmou que Witzel "esqueceu" da ética e da moral."Em relação ao governador Witzel, ele diz que foi fuzileiro naval. Eu acredito que ele se esqueceu da ética e da moral que caracterizam as Forças Armadas quando saiu do corpo de fuzileiros navais", disse Mourão. 

 

Ainda segundo o general, o presidente Jair Bolsonaro que está em viagem à Índia contatou por telefone para falar sobre o ocorrido. “O presidente só disse que é uma coisa que não é ética, né. É óbvio, né. Se você vai gravar alguém, né, você diz ‘Olha, vou te gravar aqui, porque vou botar para o povo do Rio de Janeiro, para saber que estou atuando’. Ok, beleza, 100%”, disse Mourão.

 

Mourão disse que não conversou com Witzel após a gravação do telefonema. Na ligação divulgada, Witzel começa a ligação chamando Mourão de “senhor presidente” e, em seguida, faz o pedido. Mourão afirma que está "ciente" da situação e que vai pedir auxílio ao Rio para o ministro Fernando Azevedo, da Defesa. "Qualquer coisa a gente apoia mais alguma coisa aí no Rio de Janeiro, governador", aponta Mourão.

 

Antes de desembarcar de Nova Délhi com destino ao Brasil, o chefe do Executivo também se mostrou irritado com o assunto: “Ele, pelas imagens, está no seu carro e um assessor filma. E ele liga para o presidente em exercício. Não é usual alguém fazer isso. Não gostaria que fizessem comigo. O que se trata por telefone, tem que ser reservado.”

 

Em nota, a assessoria de Witzel afirma que “o vídeo divulgado nas redes sociais do governador Wilson Witzel tem somente a intenção de tranquilizar os moradores de cidades do noroeste do estado, fortemente atingidas pelas chuvas e, em função disso, sem item básico neste momento que é água para consumo. A informação de que os governos estadual e federal estarão juntos para atender demandas básicas da população da região não tem qualquer outra conotação que não demonstrar união num momento de necessidade do povo. Por isso é importante e de interesse público”.

 

Em outro trecho, a assessoria aponta que o telefonema caracteriza uma “conversa de trabalho”. “A disposição de auxiliar a região demonstrada pelo presidente em exercício, Hamilton Mourão, é prova do compromisso com as vítimas dessa calamidade que trouxe grandes prejuízos a várias cidades fluminenses. Ressalte-se que o telefonema caracteriza uma conversa de trabalho, buscando uma solução para um problema específico. E a sensibilidade demonstrada pelo presidente em exercício evitará o sofrimento de milhares de pessoas”, apontou o documento.

 

Witzel também se justificou por meio das redes sociais em um novo vídeo afirmando que a postagem foi feita para "mostrar união e pedir apoio": "Quero dizer que a minha ligação, ontem, ao vice-presidente foi para demonstrar união, de todos aqueles que estão preocupados com essa tragédia: município, estado, União. E dar satisfação para os prefeitos, para o povo, de que o governador do Estado está também pedindo esse apoio à União. Então, espero que nós todos estejamos unidos para salvar essas pessoas que estão hoje debaixo de água. Obrigado", concluiu Witzel.

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags